DestaqueGoiâniaGoiásImprensaNotíciasUropediatra GoiâniaUropediatria Goiânia

Principais causas e sintomas da Síndrome hemolítica urêmica

A Síndrome Hemolítica Urêmica (SHU) é uma forma de microangiopatia trombótica e caracteriza-se por uma tríade de trombocitopenia, anemia hemolítica mecânica e insuficiência renal aguda.

 

A forma típica da SHU, responsável por 90% dos casos da doença está associada a infecções enterohemorrágicas por Escherichia coli produtora de toxina Shiga que provoca alterações renais e em múltiplos órgãos-alvo.

 

A SHU atípica compreende todos os casos que não surgem devido a infecção causada por uma bactéria produtora de toxinas da família Shiga. Esse tipo é menos comum e representa 10% de todos os casos da doença. Apesar de mais raro apresenta alta morbimortalidade, geralmente com pior prognóstico que a forma típica da doença, com evolução mais agressivo, pior resposta ao tratamento médico e maior taxa de recorrência e complicações.

 

A SHU apresenta sintomas clínicos de trombocitopenia que incluem sangramentos repetidos no nariz ou sangramento nas gengivas ao escovar os dentes, assim como aumento da quantidade e tamanho de hematomas ou petéquias. A anemia tem sinais clínicos de fadiga e palidez. Enquanto que na insuficiência renal está presente a diminuição da produção de urina, urina concentrada, hematúria microscópica e proteinúria.

 

Apesar da síndrome hemolítico-urêmica geralmente ser benigna, com resolução completa e sem sequelas na maioria dos doentes, podem surgir diversas complicações, sendo a maioria relacionada com a função renal. Outras complicações relacionadas ao quadro da síndrome hemolítico-urêmica são: insuficiência renal, complicações neurológicas, insuficiência cardíaca aguda, complicações gastrointestinais, anormalidades metabólicas e gangrena periférica.

 

Não existe tratamento específico para SHU por shiga-toxina, exceto medidas de suporte, como: transfusão de hemácias se clinicamente indicado, transfusões de plaquetas se sangramento ativo ou intervenção cirúrgica, medidas de suporte para insuficiência renal,  tratamento da hipertensão, etc.

 

 

Agende sua consulta

Dr Marcelo de Oliveira Rosa

Clínica do Cálculo: (62) 4008-7800

Nefroclínica: (62) 3923-7329

Whatsapp: (62) 98296-7774

5/5 - (1 vote)

Uropediatria Goiânia

Uropediatria Goiânia

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
error: Content is protected !!
Whatsapp
Agende sua consulta com o Dr Marcelo
Agende sua consulta com o Dr Marcelo de Oliveira Rosa