Ícone do site Uropediatria Goiânia, Uropediatra Goiânia, Dr. Marcelo Oliveira Rosa, Médico Uropediatra Dr Marcelo de Oliveira Rosa, , urologista, médico urologista, clinica uropediatria, hospital uropediatria, pediatria, clinica urologista, clinica urologia, clinica urologica, hospital urologico, hospital urologia, hospital urologista, Urologista Dr Marcelo de Oliveira Rosa, Uropediatria Goiás, Uropediatria Goiânia, Uropediatra Goiás, Urologia Pediátrica Goiânia Consulta com Uropediatra em Goiânia, Consulta Uropediatria Goiânia, Urologia Goiânia, Urologista Goiânia, Uropediatria Goiânia Unimed, Uropediatria Goiânia Ipasgo, Hipospádia Goiânia, Hipospádia Goiás, Urologista Goiânia que trata de criança, Melhor Uropediatra de Goiânia, Cirurgia com Uropediatra Goiânia, Procedimento com Uropediatra Goiânia, Tratamento com Uropediatra Goiânia, Urologista Goiânia que trata de Bebê, Melhor Urologista de Goiânia, Tratamento em Goiânia de Cólica Renal na Criança, Tratamento em Goiânia de Cólica Renal na Infância, Tratamento em Goiânia Infecção Urinária na Infância, Tratamento em Goiânia de Infecção Urinária na Criança, Tratamento de Fimose Goiânia, Tratamento Fimose Goiás, Criptorquidia Goiânia, Criptorquidia Goiás, Hidronefrose Antenatal Goiânia, Refluxo Vésico Ureteral Goiânia, Estenose de JUP Goiânia, Hipospadia Goiânia, Tratamento Incontinência urinária em Goiânia, Enurese noturna Goiânia, Tratamento Infecção urinária em Goiânia, Cálculos renais em Goiânia, Bexiga neurogênica Goiânia, Fimose consulta, Doenças nos testículos Goiânia, Hidrocele Goiânia, Varicocele Goiânia, Doenças congênitas do aparelho urinário Goiânia, Hipospádias Goiânia, Alteração e má formação genitais Goiânia, Clínica do Cálculo Goiânia, Nefroclínica Goiânia, Clínica Uropediatria Goiânia, Consulta Uropediatria Goiânia, Hospital Uropediatrico Goiânia, Centro Clínico Urologico de Goiânia, Centro Clínico Uropediatrico Goiânia, Urologista Planos de Saúde Goiânia, Plano de Saúde Sindicato do Comércio Goiânia, Uropediatra em Aparecida de Goiânia, Uropediatra em Trindade, Uropediatra em Anápolis, Uropediatra no Estado de Goiás

Como identificar a puberdade precoce em crianças?

Imagem/Freepik

A puberdade acontece entre os nove e quatorze anos para os meninos e entre oito e treze anos de idade para as meninas, sendo que a menarca, considerada a primeira menstruação geralmente ocorre dois anos depois. A puberdade precoce acomete até dez vezes mais meninas do que meninos. A puberdade precoce é definida quando os sintomas descritos abaixo aparecem antes dessas idades.

Para as meninas:

– Surgimento do broto mamário, os primeiros sinais de seios;

– Cintura começa a afinar e o quadril a acumular mais gorduras;

– Crescimento dos ovários – com a possibilidade de cistos;

– Menarca.

Para os meninos:

– Aumento de tamanho e diâmetro do pênis;

– Primeiros pelos finos no rosto;

– Testículos aumentam de volume;

– Alterações de voz como início da voz mais grave;

– Ombros e troncos começam a ficar mais largos;

– Sinais de proeminência laríngea (o gogó, ou pomo de adão);

– Episódios de ereção induzida ou não.

Para meninos e meninas:

– Aparecimento dos pelos pubianos e de pelos em outros lugares que não existiam antes, exemplo as axilas;

–Pelos das pernas ficam mais espessos;

– Crescimento mais rápido, ficando com estatura mais alta comparada as crianças da mesma idade;

– Pele mais oleosa e início dos sinais de acne;

– Mudanças de comportamento;

–Odores corporais.

O diagnóstico é realizado através de exame clínico, exames de sangue e de imagem. O raio-X de mãos e punhos é indicado para determinar a idade óssea da criança, com isso é possível avaliar se o nível de amadurecimento dos ossos está compatível com a idade cronológica. Esse exame avalia o quanto o paciente ainda pode crescer, já que a puberdade precoce, se não tratada, pode inibir esse crescimento.

Na grande maioria dos casos de puberdade precoce em meninas, cerca de 90%, o distúrbio não tem causa definida. Já nos meninos, dois terços dos casos, a puberdade precoce é sintoma de alguma outra doença, com um tumor de hipófise ou hipotálamo.

O tratamento é feito a administração de medicação análoga ao hormônio liberador de gonadotrofina (GRH) que regula a fabricação dos hormônios que estimulam os ovários e testículos.

 

Agende sua consulta

Dr Marcelo de Oliveira Rosa

Clínica do Cálculo: (62) 4008-7800

Nefroclínica: (62) 3923-7329

Whatsapp: (62) 98296-7774

Gostou? Avalie. post
Sair da versão mobile