Ícone do site Uropediatria Goiânia, Uropediatra Goiânia, Dr. Marcelo Oliveira Rosa, Médico Uropediatra Dr Marcelo de Oliveira Rosa, , urologista, médico urologista, clinica uropediatria, hospital uropediatria, pediatria, clinica urologista, clinica urologia, clinica urologica, hospital urologico, hospital urologia, hospital urologista, Urologista Dr Marcelo de Oliveira Rosa, Uropediatria Goiás, Uropediatria Goiânia, Uropediatra Goiás, Urologia Pediátrica Goiânia Consulta com Uropediatra em Goiânia, Consulta Uropediatria Goiânia, Urologia Goiânia, Urologista Goiânia, Uropediatria Goiânia Unimed, Uropediatria Goiânia Ipasgo, Hipospádia Goiânia, Hipospádia Goiás, Urologista Goiânia que trata de criança, Melhor Uropediatra de Goiânia, Cirurgia com Uropediatra Goiânia, Procedimento com Uropediatra Goiânia, Tratamento com Uropediatra Goiânia, Urologista Goiânia que trata de Bebê, Melhor Urologista de Goiânia, Tratamento em Goiânia de Cólica Renal na Criança, Tratamento em Goiânia de Cólica Renal na Infância, Tratamento em Goiânia Infecção Urinária na Infância, Tratamento em Goiânia de Infecção Urinária na Criança, Tratamento de Fimose Goiânia, Tratamento Fimose Goiás, Criptorquidia Goiânia, Criptorquidia Goiás, Hidronefrose Antenatal Goiânia, Refluxo Vésico Ureteral Goiânia, Estenose de JUP Goiânia, Hipospadia Goiânia, Tratamento Incontinência urinária em Goiânia, Enurese noturna Goiânia, Tratamento Infecção urinária em Goiânia, Cálculos renais em Goiânia, Bexiga neurogênica Goiânia, Fimose consulta, Doenças nos testículos Goiânia, Hidrocele Goiânia, Varicocele Goiânia, Doenças congênitas do aparelho urinário Goiânia, Hipospádias Goiânia, Alteração e má formação genitais Goiânia, Clínica do Cálculo Goiânia, Nefroclínica Goiânia, Clínica Uropediatria Goiânia, Consulta Uropediatria Goiânia, Hospital Uropediatrico Goiânia, Centro Clínico Urologico de Goiânia, Centro Clínico Uropediatrico Goiânia, Urologista Planos de Saúde Goiânia, Plano de Saúde Sindicato do Comércio Goiânia, Uropediatra em Aparecida de Goiânia, Uropediatra em Trindade, Uropediatra em Anápolis, Uropediatra no Estado de Goiás

Alterações reais na doença de Lesh-Nyhan

Alterações reais na doença de Lesh-Nyhan

Alterações reais na doença de Lesh-Nyhan

A síndrome de Lesch-Nyhan trata-se de uma síndrome hereditária rara causada pela deficiência da enzima hipoxantina-guanina fosfo-ribosil transferase (HGPRT), importante no metabolismo das purinas.

 

Afeta aproximadamente 1 em cada 38.000 nascidos vivos, especialmente indivíduos do sexo masculino, é consequência de uma mutação no gene HPRT, situado no cromossomo X.

 

Ocorre o acúmulo de ácido úrico em todos os fluídos corpóreos, que leva à hiperuricemia e hiperuricosúria, em associação com um quadro grave de gota e alterações renais. Os portadores da síndrome também apresentam sinais neurológicos, diminuição do tônus muscular (hipotonia), atraso no desenvolvimento, distúrbio cognitivo e comportamental. Estas complicações geralmente podem ser percebidas durante o primeiro ano de vida. A partir do segundo ano de vida a criança pode apresentar comportamentos de automutilação, como morder o lábio e os dedos. O quadro neurológico é caracterizado por contrações musculares involuntárias, movimentos contorcidos, arqueamento da coluna, reflexos aumentados (hiperreflexia) e reflexos plantares em extensão.

 

A primeira manifestação notada é a presença de cristais de ácido úrico nas fraldas da criança afetada, semelhante a areia. A superprodução desses cristais provoca alterações renais como o desenvolvimento de litíases nos rins, ureteres ou bexiga. Os cristais também podem ser depositados nas articulações, ocorrendo o surgimento da gota, caracterizada por artrite, inchaço e dor intensa.

 

O diagnóstico é estabelecido quando o paciente desenvolve os três sinais clínicos característicos, que são: superprodução de ácido úrico, disfunção neurológica e distúrbio cognitivo e comportamental. Deve-se suspeitar desta desordem nos casos de atraso mental em associação com hiperuricemia. A hiperuricemia (nível elevado de ácido úrico) é detectada através de um exame de sangue. Os testes genéticos mostram a presença de mutação no gene HPRT, confirmando o diagnóstico.

 

O tratamento da síndrome de Lesch-Nyhan é sintomático. Para o tratamento de gota é utilizado o medicamento alopurinol, para controlar os níveis elevados de ácido úrico. As litíases renais podem ser tratadas com litotripsia, uma técnica que utiliza ondas de choque direcionadas para o local onde está o cálculo para quebrá-los em pequenos fragmentos para serem eliminados com mais facilidade. Os distúrbios neurológicos não possuem um tratamento padrão. Alguns sintomas podem ser aliviados com fármacos, como o haloperidol, fenobarbital, diazepam e levodopa.

 

 

Agende sua consulta

Dr Marcelo de Oliveira Rosa

Clínica do Cálculo: (62) 4008-7800

Nefroclínica: (62) 3923-7329

Whatsapp: (62) 98296-7774

5/5 - (10 votos)
Sair da versão mobile