A dilatação do rim do bebê é frequentemente descoberta durante um exame ultrassonográfico de rotina para avaliar o desenvolvimento fetal. O grau de dilatação pode variar, de leve a grave.
Conhecida como hidronefrose, a dilatação renal quando leve geralmente é transitória costumando desaparecer após o nascimento. A hidronefrose normalmente se manifesta devido a alguma obstrução ou bloqueio do canal que conduz a urina dos rins até a bexiga (ureter) ou da uretra provocando o acúmulo de urina e aumento do rim.
A dilatação dos rins pode estar relacionada a alguns problemas do trato urinário, como estenose de JUP, refluxo vesico-ureteral, mega-ureter, válvula de uretra posterior e outros.
Quando o diagnóstico é feito durante a gestação temos a hidronefrose pré-natal que pode ser detectada através do ultrassom no primeiro trimestre da gravidez. Por isso, é muito importante fazer as consultas e exames de rotina, durante a gestação.
Na maioria dos casos, não é necessário nenhum tratamento durante a gestação. Após o nascimento é feita um ultrassom para avaliar se a hidronefrose persiste.
Dr. Marcelo de Oliveira Rosa
Uropediatra em Goiânia
CRM-GO: 6839 RQE: 3524/3629