Ícone do site Uropediatria Goiânia, Uropediatra Goiânia, Dr. Marcelo Oliveira Rosa, Médico Uropediatra Dr Marcelo de Oliveira Rosa, , urologista, médico urologista, clinica uropediatria, hospital uropediatria, pediatria, clinica urologista, clinica urologia, clinica urologica, hospital urologico, hospital urologia, hospital urologista, Urologista Dr Marcelo de Oliveira Rosa, Uropediatria Goiás, Uropediatria Goiânia, Uropediatra Goiás, Urologia Pediátrica Goiânia Consulta com Uropediatra em Goiânia, Consulta Uropediatria Goiânia, Urologia Goiânia, Urologista Goiânia, Uropediatria Goiânia Unimed, Uropediatria Goiânia Ipasgo, Hipospádia Goiânia, Hipospádia Goiás, Urologista Goiânia que trata de criança, Melhor Uropediatra de Goiânia, Cirurgia com Uropediatra Goiânia, Procedimento com Uropediatra Goiânia, Tratamento com Uropediatra Goiânia, Urologista Goiânia que trata de Bebê, Melhor Urologista de Goiânia, Tratamento em Goiânia de Cólica Renal na Criança, Tratamento em Goiânia de Cólica Renal na Infância, Tratamento em Goiânia Infecção Urinária na Infância, Tratamento em Goiânia de Infecção Urinária na Criança, Tratamento de Fimose Goiânia, Tratamento Fimose Goiás, Criptorquidia Goiânia, Criptorquidia Goiás, Hidronefrose Antenatal Goiânia, Refluxo Vésico Ureteral Goiânia, Estenose de JUP Goiânia, Hipospadia Goiânia, Tratamento Incontinência urinária em Goiânia, Enurese noturna Goiânia, Tratamento Infecção urinária em Goiânia, Cálculos renais em Goiânia, Bexiga neurogênica Goiânia, Fimose consulta, Doenças nos testículos Goiânia, Hidrocele Goiânia, Varicocele Goiânia, Doenças congênitas do aparelho urinário Goiânia, Hipospádias Goiânia, Alteração e má formação genitais Goiânia, Clínica do Cálculo Goiânia, Nefroclínica Goiânia, Clínica Uropediatria Goiânia, Consulta Uropediatria Goiânia, Hospital Uropediatrico Goiânia, Centro Clínico Urologico de Goiânia, Centro Clínico Uropediatrico Goiânia, Urologista Planos de Saúde Goiânia, Plano de Saúde Sindicato do Comércio Goiânia, Uropediatra em Aparecida de Goiânia, Uropediatra em Trindade, Uropediatra em Anápolis, Uropediatra no Estado de Goiás

Hipospádia em crianças: o que é, quais os riscos e quando a cirurgia é necessária

Hipospádia em crianças: o que é, quais os riscos e quando a cirurgia é necessária

Hipospádia em crianças: o que é, quais os riscos e quando a cirurgia é necessária

A hipospádia é uma das malformações genitais mais comuns em meninos, afetando o desenvolvimento da uretra e a formação do pênis. Ocorre quando a abertura por onde a urina sai (meato uretral) não se localiza na ponta do pênis, mas sim em algum ponto ao longo da face inferior — podendo estar na haste peniana, próximo ao escroto ou até mesmo no períneo.

A condição, apesar de assustar muitos pais no momento do diagnóstico, tem tratamento eficaz por meio de cirurgia, especialmente quando acompanhada por um urologista pediátrico com experiência em reconstrução genital.

Como a hipospádia se desenvolve?

 

O desenvolvimento do pênis é um processo hormonal delicado que acontece por volta da 14ª semana de vida intrauterina. A presença de gonadotrofina coriônica placentária estimula os testículos fetais a produzirem testosterona, que se transforma em dihidrotestosterona (DHT) — hormônio essencial para a formação completa da genitália masculina.

A hipospádia ocorre quando há algum bloqueio nesse estímulo hormonal, falha na ação da DHT nos tecidos do pênis ou até interferência externa, como uso de progesterona durante a gravidez (algo comum em fertilização assistida).

A condição é mais comum do que se imagina. Estima-se que afete 1 a cada 300 a 1.000 nascidos vivos. Quando há histórico familiar, a incidência pode subir para até 1 em cada 80 meninos.

Os sinais clínicos variam conforme o tipo e a gravidade da hipospádia, mas os principais incluem:

Curvatura peniana (chamada chordee)

Durante a ereção, é comum notar uma curvatura para baixo, o que pode gerar desconforto futuro, dificultar relações sexuais na vida adulta e impactar a autoestima.

 

Dificuldade para urinar de pé

Como a abertura da uretra não está na ponta do pênis, muitos meninos precisam urinar sentados. Quanto mais próxima do escroto estiver a abertura, maior a dificuldade.

 

Alteração estética do pênis

O prepúcio pode estar ausente ou assimétrico, deixando a glande parcialmente exposta. A aparência pode gerar dúvidas nos pais logo após o nascimento.

 

Hipospádia tem cura? Quando a cirurgia é indicada?

Sim. A hipospádia tem correção cirúrgica com alta taxa de sucesso. A cirurgia tem como objetivo:

A idade ideal para a cirurgia geralmente é entre 6 meses e 18 meses de vida, quando a recuperação é mais rápida e há menor impacto emocional.

 

Como é feita a cirurgia de hipospádia?

 

A técnica depende da localização da abertura uretral e da anatomia do prepúcio. Em geral utiliza-se o tecido excedente do próprio prepúcio para reconstruir a uretra. O resultado final é semelhante ao de uma circuncisão estética. É comum que o bebê tenha alta no mesmo dia ou no dia seguinte à cirurgia. Por ser uma cirurgia delicada, a experiência do uropediatra é um dos fatores mais importantes para garantir um bom resultado funcional e estético.

 

A hipospádia não tratada pode acarretar:

 

A hipospádia é uma condição tratável e com excelente prognóstico. Quanto mais cedo for avaliada por um especialista, melhores as chances de um resultado funcional e estético completos.

 

Se seu filho recebeu o diagnóstico de hipospádia, não hesite em agendar uma consulta com nosso uropediatra. Estamos prontos para orientar sua família com carinho, segurança e experiência cirúrgica comprovada.

 

 

 

Dr. Marcelo de Oliveira Rosa

Uropediatra em Goiânia

CRM-GO: 6839  RQE: 3524/3629

 

Clínica do Cálculo

Whatsapp (62) 98296-7774

Contato:(62) 4008-7800

Endereço: Alameda das Rosas, N° 2175, St. Oeste, Goiânia, Go.

Agende sua consulta

5/5 - (1 voto)
Sair da versão mobile