Ícone do site Uropediatria Goiânia, Uropediatra Goiânia, Dr. Marcelo Oliveira Rosa, Médico Uropediatra Dr Marcelo de Oliveira Rosa, , urologista, médico urologista, clinica uropediatria, hospital uropediatria, pediatria, clinica urologista, clinica urologia, clinica urologica, hospital urologico, hospital urologia, hospital urologista, Urologista Dr Marcelo de Oliveira Rosa, Uropediatria Goiás, Uropediatria Goiânia, Uropediatra Goiás, Urologia Pediátrica Goiânia Consulta com Uropediatra em Goiânia, Consulta Uropediatria Goiânia, Urologia Goiânia, Urologista Goiânia, Uropediatria Goiânia Unimed, Uropediatria Goiânia Ipasgo, Hipospádia Goiânia, Hipospádia Goiás, Urologista Goiânia que trata de criança, Melhor Uropediatra de Goiânia, Cirurgia com Uropediatra Goiânia, Procedimento com Uropediatra Goiânia, Tratamento com Uropediatra Goiânia, Urologista Goiânia que trata de Bebê, Melhor Urologista de Goiânia, Tratamento em Goiânia de Cólica Renal na Criança, Tratamento em Goiânia de Cólica Renal na Infância, Tratamento em Goiânia Infecção Urinária na Infância, Tratamento em Goiânia de Infecção Urinária na Criança, Tratamento de Fimose Goiânia, Tratamento Fimose Goiás, Criptorquidia Goiânia, Criptorquidia Goiás, Hidronefrose Antenatal Goiânia, Refluxo Vésico Ureteral Goiânia, Estenose de JUP Goiânia, Hipospadia Goiânia, Tratamento Incontinência urinária em Goiânia, Enurese noturna Goiânia, Tratamento Infecção urinária em Goiânia, Cálculos renais em Goiânia, Bexiga neurogênica Goiânia, Fimose consulta, Doenças nos testículos Goiânia, Hidrocele Goiânia, Varicocele Goiânia, Doenças congênitas do aparelho urinário Goiânia, Hipospádias Goiânia, Alteração e má formação genitais Goiânia, Clínica do Cálculo Goiânia, Nefroclínica Goiânia, Clínica Uropediatria Goiânia, Consulta Uropediatria Goiânia, Hospital Uropediatrico Goiânia, Centro Clínico Urologico de Goiânia, Centro Clínico Uropediatrico Goiânia, Urologista Planos de Saúde Goiânia, Plano de Saúde Sindicato do Comércio Goiânia, Uropediatra em Aparecida de Goiânia, Uropediatra em Trindade, Uropediatra em Anápolis, Uropediatra no Estado de Goiás

Na gestação já é possível diagnosticar alguma doença urológica no bebê?

Na gestação já é possível diagnosticar alguma doença urológica no bebê?

freepik

Na gestação são realizados diversos exames pré-natais para acompanhamento da saúde da mãe e do bebê. Com os avanços da medicina, diversos exames complementares permitem fazer o diagnóstico de patologias fetais, dentre elas as urológicas.

 

Para entender melhor as doenças urológicas no período pré-natal, precisamos conhecer como desenvolve o aparelho urinário do feto durante a gestação.

 

Os rins que tem como principal função a filtração sanguínea, têm o início da sua formação a partir do primeiro mês gestacional. Entre a 6ª e a 9ª semana de vida, os rins em processo de maturação ascendem para sua posição definitiva lombar esquerda e direita. Em torno da 32ª e 34ª semana de vida ocorre o desenvolvimento completo dos rins, enquanto que seu amadurecimento funcional continua após o nascimento.

 

Qualquer falha na subida renal pode ocasionar rins localizados em topografias não habituais, como os rins localizados próximo da bexiga, do abdome ou até mesmo do tórax. O problema chamado de ectopia renal não causa sintomas e não precisa ser tratado desde que não tenha outras alterações. Podem existir diferentes tipos de fusões e migrações entre os dois rins, como o rim de ferradura, quando ocorre a união dos dois rins pela extremidade inferior. Geralmente é assintomático e não necessitam tratamento, porém 25% desenvolvem dilatações que aumentam a incidência de cálculos renais.

 

Outro problema urológico comum é a hidronefrose fetal que pode ser diagnosticada ainda na gestação, por meio da ultrassonografia obstétrica. Na hidronefrose ocorre dilatação do trato urinário pela dificuldade da urina descer até a bexiga ou pelo refluxo dela da bexiga para o trato urinário. Dilatações leves a moderadas podem resolver-se espontaneamente antes ou após o nascimento. Porém, dilatações maiores podem ser causa de infecção urinária, causar dano ao parênquima renal e provavelmente necessitarão tratamento cirúrgico.

 

O tratamento para essas condições deve ser avaliado caso a caso e podem variar desde observação e controle evolutivo, até procedimentos cirúrgicos pré ou pós nascimento.

 

Todos os bebês com anormalidades urológicas deverão ser acompanhados durante a gestação e após o nascimento. O tratamento deve ser individualizado e pode variar desde acompanhamento até procedimentos cirúrgicos.

Agende sua consulta

Dr Marcelo de Oliveira Rosa

Clínica do Cálculo: (62) 4008-7800

Nefroclínica: (62) 3923-7329

Whatsapp: (62) 98296-7774

5/5 - (3 votos)
Sair da versão mobile