DestaqueGoiâniaGoiásImprensaNotíciasUropediatra GoiâniaUropediatria Goiânia

Na gestação já é possível diagnosticar alguma doença urológica no bebê?

Na gestação são realizados diversos exames pré-natais para acompanhamento da saúde da mãe e do bebê. Com os avanços da medicina, diversos exames complementares permitem fazer o diagnóstico de patologias fetais, dentre elas as urológicas.

 

Para entender melhor as doenças urológicas no período pré-natal, precisamos conhecer como desenvolve o aparelho urinário do feto durante a gestação.

 

Os rins que tem como principal função a filtração sanguínea, têm o início da sua formação a partir do primeiro mês gestacional. Entre a 6ª e a 9ª semana de vida, os rins em processo de maturação ascendem para sua posição definitiva lombar esquerda e direita. Em torno da 32ª e 34ª semana de vida ocorre o desenvolvimento completo dos rins, enquanto que seu amadurecimento funcional continua após o nascimento.

 

Qualquer falha na subida renal pode ocasionar rins localizados em topografias não habituais, como os rins localizados próximo da bexiga, do abdome ou até mesmo do tórax. O problema chamado de ectopia renal não causa sintomas e não precisa ser tratado desde que não tenha outras alterações. Podem existir diferentes tipos de fusões e migrações entre os dois rins, como o rim de ferradura, quando ocorre a união dos dois rins pela extremidade inferior. Geralmente é assintomático e não necessitam tratamento, porém 25% desenvolvem dilatações que aumentam a incidência de cálculos renais.

 

Outro problema urológico comum é a hidronefrose fetal que pode ser diagnosticada ainda na gestação, por meio da ultrassonografia obstétrica. Na hidronefrose ocorre dilatação do trato urinário pela dificuldade da urina descer até a bexiga ou pelo refluxo dela da bexiga para o trato urinário. Dilatações leves a moderadas podem resolver-se espontaneamente antes ou após o nascimento. Porém, dilatações maiores podem ser causa de infecção urinária, causar dano ao parênquima renal e provavelmente necessitarão tratamento cirúrgico.

 

O tratamento para essas condições deve ser avaliado caso a caso e podem variar desde observação e controle evolutivo, até procedimentos cirúrgicos pré ou pós nascimento.

 

Todos os bebês com anormalidades urológicas deverão ser acompanhados durante a gestação e após o nascimento. O tratamento deve ser individualizado e pode variar desde acompanhamento até procedimentos cirúrgicos.

Agende sua consulta

Dr Marcelo de Oliveira Rosa

Clínica do Cálculo: (62) 4008-7800

Nefroclínica: (62) 3923-7329

Whatsapp: (62) 98296-7774

5/5 - (3 votes)

Uropediatria Goiânia

Uropediatria Goiânia

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
error: Content is protected !!
Whatsapp
Agende sua consulta com o Dr Marcelo
Agende sua consulta com o Dr Marcelo de Oliveira Rosa