TRATAMENTOS
Uropediatria Goiânia: Tratamentos
Tratamento Clínico
Vários casos em uropediatria merecem tratamento clínico como única forma disponível, já outros o tratamento clinico seria a opção inicial como tentativa de evitar tratamento cirúrgico.
No tratamento clínico utilizamos o que há de mais moderno na indústria farmacêutica (antibióticos, analgésicos, reguladores de função vesical etc.) Lançamos mão de tratamentos multidisciplinares onde iniciamos tratamentos conjuntos com outras especialidades como a pediatra, endocrinopediatra, nefropediatria, infectopediatria, neuropediatria, fisioterapia, psicologia infantil dentre outros.
O tratamento clínico é especialmente utilizado em infecção urinária, fimose, distúrbios funcionais miccionais, enurese noturna, bexiga neurogênica, etc.
Tratamento Cirúrgico
Várias situações exigem uma solução cirúrgica. Nestes casos a uropediatria dispõe de diversas modalidades de tratamentos cirúrgicos (cirurgia aberta, endoscópica, laparoscópica e robótica).
A cirurgia aberta, convencional é realizada com todo suporte de segurança para o paciente. Feita em unidade hospitalar especializada, com estrutura para atender o paciente (enfermagem, anestesista, nutricionista, psicóloga e outras especialidades pediátricas). Cada vez mais fazemos incisões menores e deixamos o paciente o menor tempo possível internado (1 a 2 dias). Nas crianças muito pequenas é uma opção segura e eficaz, utilizada em todas as afeções cirúrgicas da uropediatria (cálculos, fimose, hipospadia, refluxo vesico uretral, estenose de jup etc.).
Material Cirúrgico
As cirurgias endoscópicas são realizadas com material adequado para urologia infantil. Contamos com aparelhos pediátricos e de recém-nascidos. Modalidade de tratamento eficiente com baixo morbidade, evitando internação. (Utilizada especialmente em válvula de uretra posterior, ureteroceles, refluxo vesico ureteral, litíase urinaria).
Litotripsia extracorpórea
Modalidade de tratamento para calculo renal onde utilizamos onda de choque para fragmentar cálculo renal. Pode ser utilizado com segurança na infância tomando-se alguns cuidados. Tratamento não invasivo bastante eficiente para cálculos urinários na infância.
Laparoscopia
Modalidade de tratamento cirúrgico realizada com utilização de vídeo, feito algumas punçoes no corpo para colocação de aparelhos. Pode ser utilizada como modalidade terapêutica e diagnostico. Nos pacientes muito pequenos ainda utilizada com ressalvas. Apresenta algumas dificuldades técnicas, resultados semelhantes ao da cirurgia aberta.
Robótica
Forma mais moderna de tratamento cirúrgico, utilizando um robô controlado por um cirurgião. Vem ganhando espaço rapidamente entre pacientes adultos e na população pediátrica um pouco menor. Esbarra no fator custo de aquisição e manutenção do aparelho.
Dr. Marcelo de Oliveira Rosa
Uropediatra em Goiânia
CRM-GO: 6839 RQE: 3524/3629