BIOGRAFIA
CRM: 6839 / RQE: 3524 / 3629
- Formado em Medicina pela Universidade Federal de Goiás em 1993;
- Residência Médica em cirurgia geral e urologia no Hospital Urológico Puigvert entre 1995 e 1996;
- Fellow (estágio) em Uropediatria na Fundação Puigvert em Barcelona na Espanha em 1997;
- Membro titular da Sociedade Brasileira de Urologia pela AMB;
- Membro da BSPU (Brazilian School of Pediatric Urology ) maior grupo colaborativo de Uropediatria da América Latina;
- Preceptor da Residência Médica de Urologia (Uropediatria) do Hospital Geral de Goiânia;
- Staff de Uropediatria da Residência Médica de Pediatria do Hospital Materno Infantil de Goiânia;
- Coordenador do serviço de Uropediatria do Hospital Materno Infantil de Goiânia;
- Professor da Faculdade de Medicina da PUC-GO;
- Atuou como professor na UNIP e UNIEVANGÉLICA.
SOBRE A UROPEDIATRIA
A uropediatria é um ramo de atuação da urologia que trata das afecções e mal formações genitais e urinárias na população pediátrica. Importante ressaltar que ao estudar as doenças urológicas na infância não estamos tratando um adulto de tamanho pequeno.
A Uropediatria possui particularidades, que vão desde o exame do próprio paciente que tem que ser feito em um ambiente adequado, por profissional qualificado, dotado de sensibilidade, paciência e conhecimento. Adquirir a confiança da família e da criança é passo fundamental neste momento. Além disto, algumas patologias tem particularidades próprias nas crianças, seu tratamento pode variar do adulto, pois alguns medicamentos não podem ser utilizados na população pediátrica e temos que conhecer as dosagens por peso corporal e a interação com outros medicamentos comumente utilizados na infância.
Os exames solicitados devem ser ponderados conforme seus riscos/benefícios e sua exequibilidade. Se pensarmos nos tratamentos cirúrgicos algumas técnicas são exclusivas para paciente pediátrico, o campo operatório menor, as estruturas muito mais delicadas e sensíveis, o profissional deve estar habituado a realizar estes procedimentos e dotado de material adequado e hospital especializado para executar tais tarefas.
A Uropediatria hoje vem ganhando interesse dos novos urologistas e deverá em breve ser reconhecida como sub especialidade.
QUEM PODE ATUAR NA UROPEDIATRIA
Todo profissional médico devidamente formado e registrado junto ao Conselho de Medicina pode realizar ato médico. Claro que do ponto de vista moral, ético e jurídico este profissional tem que ter qualificação para realizar os atendimentos. No Brasil profissionais de outras especialidades ainda atendem crianças com problemas urológicos. O que não é indicado pela Associação Americana de Pediatria, que considera requisitos mínimos: Faculdade de Medicina, residência em cirurgia geral, residência em Urologia, mínimo de 1 (um) ano em Fellowship em Urologia Pediátrica e 50% de sua atividade dedicada à área.