Ícone do site Uropediatria Goiânia, Uropediatra Goiânia, Dr. Marcelo Oliveira Rosa, Médico Uropediatra Dr Marcelo de Oliveira Rosa, , urologista, médico urologista, clinica uropediatria, hospital uropediatria, pediatria, clinica urologista, clinica urologia, clinica urologica, hospital urologico, hospital urologia, hospital urologista, Urologista Dr Marcelo de Oliveira Rosa, Uropediatria Goiás, Uropediatria Goiânia, Uropediatra Goiás, Urologia Pediátrica Goiânia Consulta com Uropediatra em Goiânia, Consulta Uropediatria Goiânia, Urologia Goiânia, Urologista Goiânia, Uropediatria Goiânia Unimed, Uropediatria Goiânia Ipasgo, Hipospádia Goiânia, Hipospádia Goiás, Urologista Goiânia que trata de criança, Melhor Uropediatra de Goiânia, Cirurgia com Uropediatra Goiânia, Procedimento com Uropediatra Goiânia, Tratamento com Uropediatra Goiânia, Urologista Goiânia que trata de Bebê, Melhor Urologista de Goiânia, Tratamento em Goiânia de Cólica Renal na Criança, Tratamento em Goiânia de Cólica Renal na Infância, Tratamento em Goiânia Infecção Urinária na Infância, Tratamento em Goiânia de Infecção Urinária na Criança, Tratamento de Fimose Goiânia, Tratamento Fimose Goiás, Criptorquidia Goiânia, Criptorquidia Goiás, Hidronefrose Antenatal Goiânia, Refluxo Vésico Ureteral Goiânia, Estenose de JUP Goiânia, Hipospadia Goiânia, Tratamento Incontinência urinária em Goiânia, Enurese noturna Goiânia, Tratamento Infecção urinária em Goiânia, Cálculos renais em Goiânia, Bexiga neurogênica Goiânia, Fimose consulta, Doenças nos testículos Goiânia, Hidrocele Goiânia, Varicocele Goiânia, Doenças congênitas do aparelho urinário Goiânia, Hipospádias Goiânia, Alteração e má formação genitais Goiânia, Clínica do Cálculo Goiânia, Nefroclínica Goiânia, Clínica Uropediatria Goiânia, Consulta Uropediatria Goiânia, Hospital Uropediatrico Goiânia, Centro Clínico Urologico de Goiânia, Centro Clínico Uropediatrico Goiânia, Urologista Planos de Saúde Goiânia, Plano de Saúde Sindicato do Comércio Goiânia, Uropediatra em Aparecida de Goiânia, Uropediatra em Trindade, Uropediatra em Anápolis, Uropediatra no Estado de Goiás

Quais os principais tratamentos para fimose em crianças?

Quais os principais tratamentos para fimose em crianças?

Freepik

Fimose

 

Fimose é uma situação em que o excesso de pele dificulta parcial ou totalmente, a exposição da glande peniana (cabeça do pênis). Pode ter causas de ordem primária (fisiológicas ou congênitas) ou secundária (infecciosas, inflamatórias).

 

A fimose fisiológica é mais comum e surge desde o nascimento. A fimose fisiológica melhora espontaneamente com o desenvolvimento da criança, geralmente até os 3 anos de idade. Conforme a criança cresce, o prepúcio se descola naturalmente da glande.

 

De uma maneira geral, até o primeiro ano de vida, em 50% dos meninos ocorre a retração do prepúcio. Aos 4 anos de idade, essa porcentagem aumenta para 90% dos meninos.

 

Já a fimose secundária ou patológica está associada a manipulações prepuciais traumáticas e infecções locais, com maior tendência a não se resolver espontaneamente. Esse tipo de fimose é mais comum em adultos.

 

Devido ao excesso de pele, a higiene inadequada também pode ser responsável pela incidência de complicações como a balanopostite e parafimose.

 

Balanopostite

 

É uma inflamação da glande e do prepúcio. Como etiologia da balanopostite podemos citar vários fatores como infecção, trauma mecânico, químico ou alergias. Como principais sintomas se destacam a vermelhidão e edema do pênis, prurido, umidade local e secreção clara ou amarelada. Pode haver retenção urinária em caso de sintomas graves e até febre.

 

A ocorrência de balanopostites de repetição é uma das indicações para o tratamento cirúrgico da fimose (postectomia ou circuncisão).

 

Parafimose

 

Muitas vezes para corrigir uma fimose é realizada a tentativa de massagear e retrair o prepúcio. Na manipulação a pele do prepúcio não consegue voltar à sua posição normal, comprimindo o pênis de forma circunferencial e promovendo grande edema local, o que pode prejudicar a circulação sanguínea peniana. É uma situação de urgência urológica e, de imediato é necessário comprimir a glande até que o prepúcio consiga retornar à sua posição natural. Quando isso não é possível, a descompressão pode ser realizada em centro cirúrgico com a incisão do prepúcio.

 

Tratamentos

 

No caso de aderências prepuciais com exposição parcial da glande ou nos casos mais leves, o tratamento da fimose pode ser medicamentoso através do uso de pomadas específicas para esta finalidade que, aplicados na região, ajudam a deixar a pele mais flexível e permitir a retração normal. A pomada pode ser utilizada duas vezes ao dia por 60 dias, entretanto sua taxa de sucesso a longo prazo fica em aproximadamente 70%.

 

O tratamento cirúrgico da fimose se chama postectomia ou circuncisão e consiste na retirada deste prepúcio. Geralmente a circuncisão é indicada nos seguintes casos: presença de cicatrizes prepuciais intratáveis (secundárias), impedimento da exposição da glande, balonamento prepucial decorrente da fimose durante a micção, presença de infecções de repetição, locais ou urinárias e quando associada a mal formações urológicas.

 

O uropediatra é o especialista capacitado para diagnosticar e propor o tratamento mais adequado para cada caso.

 

Agende sua consulta

Dr Marcelo de Oliveira Rosa

Clínica do Cálculo: (62) 4008-7800

Nefroclínica: (62) 3923-7329

Whatsapp: (62) 98296-7774

5/5 - (1 voto)
Sair da versão mobile