Ícone do site Uropediatria Goiânia, Uropediatra Goiânia, Dr. Marcelo Oliveira Rosa, Médico Uropediatra Dr Marcelo de Oliveira Rosa, , urologista, médico urologista, clinica uropediatria, hospital uropediatria, pediatria, clinica urologista, clinica urologia, clinica urologica, hospital urologico, hospital urologia, hospital urologista, Urologista Dr Marcelo de Oliveira Rosa, Uropediatria Goiás, Uropediatria Goiânia, Uropediatra Goiás, Urologia Pediátrica Goiânia Consulta com Uropediatra em Goiânia, Consulta Uropediatria Goiânia, Urologia Goiânia, Urologista Goiânia, Uropediatria Goiânia Unimed, Uropediatria Goiânia Ipasgo, Hipospádia Goiânia, Hipospádia Goiás, Urologista Goiânia que trata de criança, Melhor Uropediatra de Goiânia, Cirurgia com Uropediatra Goiânia, Procedimento com Uropediatra Goiânia, Tratamento com Uropediatra Goiânia, Urologista Goiânia que trata de Bebê, Melhor Urologista de Goiânia, Tratamento em Goiânia de Cólica Renal na Criança, Tratamento em Goiânia de Cólica Renal na Infância, Tratamento em Goiânia Infecção Urinária na Infância, Tratamento em Goiânia de Infecção Urinária na Criança, Tratamento de Fimose Goiânia, Tratamento Fimose Goiás, Criptorquidia Goiânia, Criptorquidia Goiás, Hidronefrose Antenatal Goiânia, Refluxo Vésico Ureteral Goiânia, Estenose de JUP Goiânia, Hipospadia Goiânia, Tratamento Incontinência urinária em Goiânia, Enurese noturna Goiânia, Tratamento Infecção urinária em Goiânia, Cálculos renais em Goiânia, Bexiga neurogênica Goiânia, Fimose consulta, Doenças nos testículos Goiânia, Hidrocele Goiânia, Varicocele Goiânia, Doenças congênitas do aparelho urinário Goiânia, Hipospádias Goiânia, Alteração e má formação genitais Goiânia, Clínica do Cálculo Goiânia, Nefroclínica Goiânia, Clínica Uropediatria Goiânia, Consulta Uropediatria Goiânia, Hospital Uropediatrico Goiânia, Centro Clínico Urologico de Goiânia, Centro Clínico Uropediatrico Goiânia, Urologista Planos de Saúde Goiânia, Plano de Saúde Sindicato do Comércio Goiânia, Uropediatra em Aparecida de Goiânia, Uropediatra em Trindade, Uropediatra em Anápolis, Uropediatra no Estado de Goiás

Seu filho tem disfunção miccional?

Seu filho tem disfunção miccional

Freepik

A disfuncão miccional infantil ocorre devido a uma incoordenacão vésico-esfincteriana, que causa alterações urodinâmicas importantes e compromete o esvaziamento e o armazenamento vesical. Ao invés do total relaxamento, ocorre o aumento da atividade da musculatura perineal e do esfíncter uretral externo durante o período de esvaziamento vesical, que resulta em um menor fluxo de urina, pressões de micção elevadas e resíduo de urina importante. Os principais sintomas são: frequência urinária baixa, urgência, urge-incontinência, infecções de urina de repetição e alterações intestinais, entre elas a constipação. Em casos graves, se não ocorrer um tratamento adequado o quadro pode evoluir para uma falência detrussora e insuficiência renal crônica.

 

A avaliação das crianças com suspeita de disfunção miccional deve ser feita através de uma detalhada história médica e obstétrica, e observar se houve anteriormente oligohidramnio, hidronefrose antenatal, anoxia perinatal. A avaliação também engloba o diário miccional de pelo menos três dias, que informa sobre frequência de micção, volume urinado, consumo de líquidos e perdas de urina diurna e noturna. No exame físico, as regiões lombo-sacra, perianal e perineal devem ser cuidadosamente examinadas. Para descartar problemas neurológicos deve ser feito um exame neurológico na criança.

 

Exames complementares

 

Exame qualitativo de urina

 Este exame pode detectar a presença de infecção, diabetes ou lesão renal.

 

Ultrassonografia

Avalia o volume vesical pré e pós-miccional, espessura da parede vesical, e a presença de alterações pielo-ureterais, presença de cálculos renais e fezes impactadas na ampola retal.

 

Urofluxometria e Urodinâmica

 Estudo avalia a capacidade vesical, sensibilidade, complacência e presença de contrações involuntárias do detrusor e pode determinar a dissinergia vésico esfincteriana. A fluxometria mede o fluxo urinário em crianças que já adquiriram o controle esfincteriano. A urofluxometria com eletromiografia é essencial para a definição diagnóstica da disfunção miccional.

 

Uretrocistografia Retrógrada e Miccional

Exame realizado através de sondagem vesical e introdução de contraste iodado avalia o formato da bexiga, suas paredes e resíduo pós-miccional, além de avaliar a presença de refluxo vésico ureteral.

 

Tratamentos

 

Tratamentos dietético comportamentais

Englobam mudança comportamental através da ingesta adequada de líquidos, agressivo tratamento da constipação, micções programadas, dupla micção e orientações na postura adotada à micção (treino de toalete). Eliminar alimentos irritantes vesicais como café, chocolate, refrigerantes, embutidos, etc.

 

Fisioterapia

Através de informações recebidas por meio de eletromiografia de superfície o paciente é orientado a reeducar a musculatura perineal através da conscientização da sua atividade muscular, do seu relaxamento, da força, do tempo de contração e da coordenação. Realizada por profissional qualificado pode incluir biofeedback, eletroestimulação treino de eliminações.

 

Medicamentoso

Vários tratamentos disponíveis buscando a melhora do esvaziamento vesical, controle miccional e contratilidade detrusora. Dispomos de drogas anticolinérgicas, alfa bloqueadores, toxina botulínica. Tratar a infecção urinária quando presente e, se preciso, fazer antibiótico profilaxia.

 

 Cateterismo Intermitente Limpo (CIL)

É uma alternativa terapêutica que visa esvaziar a bexiga completamente prevenindo as infecções, eliminando o resíduo pós-micicional e diminuindo a pressão intravesical, evitando, assim a perda de função renal. Pode ser realizado pelos familiares ou pelo próprio paciente, todos devidamente treinados. O número de vezes que se realiza o cateterismo por dia varia conforme o paciente.

 

Tratamento Cirúrgico 

Quando necessário, podemos lançar mão de tratamento cirúrgico para prevenir as infecções urinárias ou a perda de função renal. Derivações urinárias (vesicostomia, ureterostomias ou pielostomias). As ampliações vesicais com continência são feitas para manter a função renal protegida e a qualidade de vida do paciente.

Agende sua consulta

Dr Marcelo de Oliveira Rosa

Clínica do Cálculo: (62) 4008-7800

Nefroclínica: (62) 3923-7329

Whatsapp: (62) 98296-7774

Gostou? Avalie. post
Sair da versão mobile