Ícone do site Uropediatria Goiânia, Uropediatra Goiânia, Dr. Marcelo Oliveira Rosa, Médico Uropediatra Dr Marcelo de Oliveira Rosa, , urologista, médico urologista, clinica uropediatria, hospital uropediatria, pediatria, clinica urologista, clinica urologia, clinica urologica, hospital urologico, hospital urologia, hospital urologista, Urologista Dr Marcelo de Oliveira Rosa, Uropediatria Goiás, Uropediatria Goiânia, Uropediatra Goiás, Urologia Pediátrica Goiânia Consulta com Uropediatra em Goiânia, Consulta Uropediatria Goiânia, Urologia Goiânia, Urologista Goiânia, Uropediatria Goiânia Unimed, Uropediatria Goiânia Ipasgo, Hipospádia Goiânia, Hipospádia Goiás, Urologista Goiânia que trata de criança, Melhor Uropediatra de Goiânia, Cirurgia com Uropediatra Goiânia, Procedimento com Uropediatra Goiânia, Tratamento com Uropediatra Goiânia, Urologista Goiânia que trata de Bebê, Melhor Urologista de Goiânia, Tratamento em Goiânia de Cólica Renal na Criança, Tratamento em Goiânia de Cólica Renal na Infância, Tratamento em Goiânia Infecção Urinária na Infância, Tratamento em Goiânia de Infecção Urinária na Criança, Tratamento de Fimose Goiânia, Tratamento Fimose Goiás, Criptorquidia Goiânia, Criptorquidia Goiás, Hidronefrose Antenatal Goiânia, Refluxo Vésico Ureteral Goiânia, Estenose de JUP Goiânia, Hipospadia Goiânia, Tratamento Incontinência urinária em Goiânia, Enurese noturna Goiânia, Tratamento Infecção urinária em Goiânia, Cálculos renais em Goiânia, Bexiga neurogênica Goiânia, Fimose consulta, Doenças nos testículos Goiânia, Hidrocele Goiânia, Varicocele Goiânia, Doenças congênitas do aparelho urinário Goiânia, Hipospádias Goiânia, Alteração e má formação genitais Goiânia, Clínica do Cálculo Goiânia, Nefroclínica Goiânia, Clínica Uropediatria Goiânia, Consulta Uropediatria Goiânia, Hospital Uropediatrico Goiânia, Centro Clínico Urologico de Goiânia, Centro Clínico Uropediatrico Goiânia, Urologista Planos de Saúde Goiânia, Plano de Saúde Sindicato do Comércio Goiânia, Uropediatra em Aparecida de Goiânia, Uropediatra em Trindade, Uropediatra em Anápolis, Uropediatra no Estado de Goiás

Você sabe o que é Hidrocele Testicular?

Você sabe o que é Hidrocele Testicular?

Freepik

A Hidrocele Testicular é a presença de líquido dentro do escroto em quantidades anormais, tanto unilateral quanto bilateral, e pode ser congênita ou adquirida. Esta condição acomete com maior frequência adultos acima dos 45 anos de idade e bebês.

 

A hidrocele ocorre quando há a obliteração incompleta do conduto peritoneovaginal que resulta na formação de vários tipos de hidrocele, a comunicante, isoladas ou em associação com a presença de outra patologia intraescrotal (hérnia).

 

A hidrocele não comunicante está relacionada a trauma leve, torção testicular, epididimite, cirurgia para varicocele, ou pode aparecer após o tratamento de uma hidrocele comunicante.

 

A principal manifestação clínica é o aumento do escroto que pode ser intermitente, e intensifica-se ao final do dia, ou em situações em que se aumenta a pressão abdominal (como choro). Isso indica a presença de hidrocele comunicante.

 

Em crianças maiores, a hidrocele causa um volume aumentado na bolsa testicular, e, à palpação, observa-se conteúdo líquido. Nos casos da hidrocele não comunicante, o volume não é redutível pelo canal inguinal quando realizados a compressão escrotal ao exame físico.

 

Diagnóstico

 

O diagnóstico é realizado através da história clínica associada ao exame físico. Também pode se utilizar a transiluminação para fazer o diagnóstico diferencial de hidrocele com massas escrotais, hérnia ou hematocele. A ultrassonografia de bolsa testicular deve ser solicitada, caso o exame clínico seja inconclusivo, quando não for possível palpar adequadamente o testículo, na hidrocele de início súbito (excluindo assim a neoplasia ou condições inflamatórias agudas) e nos casos em que se considera indicação de cirurgia.

 

Tratamento

 

O tratamento de hidrocele inicialmente é conservador até 24 meses de idade porque há uma tendência de resolução espontânea. Casos de hidroceles gigantes em bebes pequenos devem ser operados.

 

Após esta idade, a correção cirúrgica está indicada com o objetivo de interromper a comunicação existente entre o abdome e o escroto. Através de uma incisão inguino escrotal, é realizada a ligadura do processo vaginal patente, deixando o coto distal aberto, contudo na hidrocele do cordão, a massa cística é excisada ou faz-se a remoção do teto do cisto. A cirurgia dura cerca de 1 hora e o paciente necessita de 24 horas de internação.

 

Tratamento medicamentoso apenas para os casos de hidrocele secundária em que há um processo inflamatório ou infeccioso local. Outra opção é o tratamento por aspiração da hidrocele e a injeção de substâncias esclerosantes locais.

 

Agende sua consulta

Dr Marcelo de Oliveira Rosa

Clínica do Cálculo: (62) 4008-7800

Nefroclínica: (62) 3923-7329

Whatsapp: (62) 98296-7774

5/5 - (1 voto)
Sair da versão mobile