DestaqueGoiâniaGoiásImprensaNotíciasUropediatra GoiâniaUropediatria Goiânia

Você sabe o que é Hidrocele Testicular?

A Hidrocele Testicular é a presença de líquido dentro do escroto em quantidades anormais, tanto unilateral quanto bilateral, e pode ser congênita ou adquirida. Esta condição acomete com maior frequência adultos acima dos 45 anos de idade e bebês.

 

A hidrocele ocorre quando há a obliteração incompleta do conduto peritoneovaginal que resulta na formação de vários tipos de hidrocele, a comunicante, isoladas ou em associação com a presença de outra patologia intraescrotal (hérnia).

 

A hidrocele não comunicante está relacionada a trauma leve, torção testicular, epididimite, cirurgia para varicocele, ou pode aparecer após o tratamento de uma hidrocele comunicante.

 

A principal manifestação clínica é o aumento do escroto que pode ser intermitente, e intensifica-se ao final do dia, ou em situações em que se aumenta a pressão abdominal (como choro). Isso indica a presença de hidrocele comunicante.

 

Em crianças maiores, a hidrocele causa um volume aumentado na bolsa testicular, e, à palpação, observa-se conteúdo líquido. Nos casos da hidrocele não comunicante, o volume não é redutível pelo canal inguinal quando realizados a compressão escrotal ao exame físico.

 

Diagnóstico

 

O diagnóstico é realizado através da história clínica associada ao exame físico. Também pode se utilizar a transiluminação para fazer o diagnóstico diferencial de hidrocele com massas escrotais, hérnia ou hematocele. A ultrassonografia de bolsa testicular deve ser solicitada, caso o exame clínico seja inconclusivo, quando não for possível palpar adequadamente o testículo, na hidrocele de início súbito (excluindo assim a neoplasia ou condições inflamatórias agudas) e nos casos em que se considera indicação de cirurgia.

 

Tratamento

 

O tratamento de hidrocele inicialmente é conservador até 24 meses de idade porque há uma tendência de resolução espontânea. Casos de hidroceles gigantes em bebes pequenos devem ser operados.

 

Após esta idade, a correção cirúrgica está indicada com o objetivo de interromper a comunicação existente entre o abdome e o escroto. Através de uma incisão inguino escrotal, é realizada a ligadura do processo vaginal patente, deixando o coto distal aberto, contudo na hidrocele do cordão, a massa cística é excisada ou faz-se a remoção do teto do cisto. A cirurgia dura cerca de 1 hora e o paciente necessita de 24 horas de internação.

 

Tratamento medicamentoso apenas para os casos de hidrocele secundária em que há um processo inflamatório ou infeccioso local. Outra opção é o tratamento por aspiração da hidrocele e a injeção de substâncias esclerosantes locais.

 

Agende sua consulta

Dr Marcelo de Oliveira Rosa

Clínica do Cálculo: (62) 4008-7800

Nefroclínica: (62) 3923-7329

Whatsapp: (62) 98296-7774

5/5 - (1 vote)

Uropediatria Goiânia

Uropediatria Goiânia

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
error: Content is protected !!
Whatsapp
Agende sua consulta com o Dr Marcelo
Agende sua consulta com o Dr Marcelo de Oliveira Rosa