Ícone do site Uropediatria Goiânia, Uropediatra Goiânia, Dr. Marcelo Oliveira Rosa, Médico Uropediatra Dr Marcelo de Oliveira Rosa, , urologista, médico urologista, clinica uropediatria, hospital uropediatria, pediatria, clinica urologista, clinica urologia, clinica urologica, hospital urologico, hospital urologia, hospital urologista, Urologista Dr Marcelo de Oliveira Rosa, Uropediatria Goiás, Uropediatria Goiânia, Uropediatra Goiás, Urologia Pediátrica Goiânia Consulta com Uropediatra em Goiânia, Consulta Uropediatria Goiânia, Urologia Goiânia, Urologista Goiânia, Uropediatria Goiânia Unimed, Uropediatria Goiânia Ipasgo, Hipospádia Goiânia, Hipospádia Goiás, Urologista Goiânia que trata de criança, Melhor Uropediatra de Goiânia, Cirurgia com Uropediatra Goiânia, Procedimento com Uropediatra Goiânia, Tratamento com Uropediatra Goiânia, Urologista Goiânia que trata de Bebê, Melhor Urologista de Goiânia, Tratamento em Goiânia de Cólica Renal na Criança, Tratamento em Goiânia de Cólica Renal na Infância, Tratamento em Goiânia Infecção Urinária na Infância, Tratamento em Goiânia de Infecção Urinária na Criança, Tratamento de Fimose Goiânia, Tratamento Fimose Goiás, Criptorquidia Goiânia, Criptorquidia Goiás, Hidronefrose Antenatal Goiânia, Refluxo Vésico Ureteral Goiânia, Estenose de JUP Goiânia, Hipospadia Goiânia, Tratamento Incontinência urinária em Goiânia, Enurese noturna Goiânia, Tratamento Infecção urinária em Goiânia, Cálculos renais em Goiânia, Bexiga neurogênica Goiânia, Fimose consulta, Doenças nos testículos Goiânia, Hidrocele Goiânia, Varicocele Goiânia, Doenças congênitas do aparelho urinário Goiânia, Hipospádias Goiânia, Alteração e má formação genitais Goiânia, Clínica do Cálculo Goiânia, Nefroclínica Goiânia, Clínica Uropediatria Goiânia, Consulta Uropediatria Goiânia, Hospital Uropediatrico Goiânia, Centro Clínico Urologico de Goiânia, Centro Clínico Uropediatrico Goiânia, Urologista Planos de Saúde Goiânia, Plano de Saúde Sindicato do Comércio Goiânia, Uropediatra em Aparecida de Goiânia, Uropediatra em Trindade, Uropediatra em Anápolis, Uropediatra no Estado de Goiás

O diagnóstico precoce da Estenose de JUP em crianças evita prejuízo da função renal

O diagnóstico precoce da Estenose de JUP em crianças evita prejuízo da função renal

Freepik

A estenose de JUP (junção uretero-piélica) na maioria dos casos é congênita com incidência de, aproximadamente, 1 em cada 5.000 nascidos, afetando, sobretudo, bebês do sexo masculino.

 

A estenose de JUP é o estreitamento total ou parcial entre a pelve renal e o ureter. A condição dificulta a passagem de urina do rim para o ureter, acarretando a dilatação renal e prejuízo da função renal. Geralmente a doença pode ser diagnosticada no período pré-natal através de ultrassonografia obstétrica, em que é observada uma dilatação no rim fetal acometido.

 

Sintomas da estenose de JUP

 

A maioria dos casos são assintomáticos, entretanto, em crianças maiores, a doença pode se manifestar através de dor lombar, dor abdominal, distúrbios de crescimento, alterações alimentares, infecção urinária e renal recorrente, presença de sangue na urina e palpação de massa abdominal na topografia do rim.

 

Diagnóstico da estenose de JUP

 

Geralmente, o diagnóstico da estenose de JUP acontece após investigar uma hidronefrose pré-natal, na investigação pós-natal de infecção urinária ou após avaliar o histórico clínico dos sintomas comuns da estenose de JUP. A ultrassonografia obstétrica irá detectar a possível dilatação anormal dos rins no feto. Após o nascimento, a ultrassonografia e cintilografias renais são os exames de imagem indicados para o diagnóstico da estenose de JUP.

 

Tratamento

 

O tratamento da estenose de JUP é cirúrgico visando o alívio dos sintomas e a preservação da função renal. A cirurgia chamada de pieloplastia, consiste em retirar a área estreitada e refazer a junção da pelve renal com o ureter, restabelecendo o fluxo urinário normal. A cirurgia pode ser realizada por via aberta, robótica ou videolaparoscópica. A cirurgia aberta é considerada bastante eficiente e cada vez mais com incisões menores, especialmente utilizada nas crianças menores. A robótica apresenta resultados eficazes, mas com a dificuldade de ter maior custo e estar presente apenas em grandes centros. A videolaparoscópica utiliza técnicas minimamente invasivas que garante alguns benefícios. O tratamento é individualizado e deve ser orientado somente após o diagnóstico de um uropediatra.

 

 

Agende sua consulta

Dr Marcelo de Oliveira Rosa

Clínica do Cálculo: (62) 4008-7800

Nefroclínica: (62) 3923-7329

Whatsapp: (62) 98296-7774

Gostou? Avalie. post
Sair da versão mobile