DestaqueGoiâniaGoiásImprensaNotíciasUropediatra GoiâniaUropediatria Goiânia

O diagnóstico precoce da Estenose de JUP em crianças evita prejuízo da função renal

A estenose de JUP (junção uretero-piélica) na maioria dos casos é congênita com incidência de, aproximadamente, 1 em cada 5.000 nascidos, afetando, sobretudo, bebês do sexo masculino.

 

A estenose de JUP é o estreitamento total ou parcial entre a pelve renal e o ureter. A condição dificulta a passagem de urina do rim para o ureter, acarretando a dilatação renal e prejuízo da função renal. Geralmente a doença pode ser diagnosticada no período pré-natal através de ultrassonografia obstétrica, em que é observada uma dilatação no rim fetal acometido.

 

Sintomas da estenose de JUP

 

A maioria dos casos são assintomáticos, entretanto, em crianças maiores, a doença pode se manifestar através de dor lombar, dor abdominal, distúrbios de crescimento, alterações alimentares, infecção urinária e renal recorrente, presença de sangue na urina e palpação de massa abdominal na topografia do rim.

 

Diagnóstico da estenose de JUP

 

Geralmente, o diagnóstico da estenose de JUP acontece após investigar uma hidronefrose pré-natal, na investigação pós-natal de infecção urinária ou após avaliar o histórico clínico dos sintomas comuns da estenose de JUP. A ultrassonografia obstétrica irá detectar a possível dilatação anormal dos rins no feto. Após o nascimento, a ultrassonografia e cintilografias renais são os exames de imagem indicados para o diagnóstico da estenose de JUP.

 

Tratamento

 

O tratamento da estenose de JUP é cirúrgico visando o alívio dos sintomas e a preservação da função renal. A cirurgia chamada de pieloplastia, consiste em retirar a área estreitada e refazer a junção da pelve renal com o ureter, restabelecendo o fluxo urinário normal. A cirurgia pode ser realizada por via aberta, robótica ou videolaparoscópica. A cirurgia aberta é considerada bastante eficiente e cada vez mais com incisões menores, especialmente utilizada nas crianças menores. A robótica apresenta resultados eficazes, mas com a dificuldade de ter maior custo e estar presente apenas em grandes centros. A videolaparoscópica utiliza técnicas minimamente invasivas que garante alguns benefícios. O tratamento é individualizado e deve ser orientado somente após o diagnóstico de um uropediatra.

 

 

Agende sua consulta

Dr Marcelo de Oliveira Rosa

Clínica do Cálculo: (62) 4008-7800

Nefroclínica: (62) 3923-7329

Whatsapp: (62) 98296-7774

Gostou? Avalie. post

Uropediatria Goiânia

Uropediatria Goiânia

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo
error: Content is protected !!
Whatsapp
Agende sua consulta com o Dr Marcelo
Agende sua consulta com o Dr Marcelo de Oliveira Rosa