Ícone do site Uropediatria Goiânia, Uropediatra Goiânia, Dr. Marcelo Oliveira Rosa, Médico Uropediatra Dr Marcelo de Oliveira Rosa, , urologista, médico urologista, clinica uropediatria, hospital uropediatria, pediatria, clinica urologista, clinica urologia, clinica urologica, hospital urologico, hospital urologia, hospital urologista, Urologista Dr Marcelo de Oliveira Rosa, Uropediatria Goiás, Uropediatria Goiânia, Uropediatra Goiás, Urologia Pediátrica Goiânia Consulta com Uropediatra em Goiânia, Consulta Uropediatria Goiânia, Urologia Goiânia, Urologista Goiânia, Uropediatria Goiânia Unimed, Uropediatria Goiânia Ipasgo, Hipospádia Goiânia, Hipospádia Goiás, Urologista Goiânia que trata de criança, Melhor Uropediatra de Goiânia, Cirurgia com Uropediatra Goiânia, Procedimento com Uropediatra Goiânia, Tratamento com Uropediatra Goiânia, Urologista Goiânia que trata de Bebê, Melhor Urologista de Goiânia, Tratamento em Goiânia de Cólica Renal na Criança, Tratamento em Goiânia de Cólica Renal na Infância, Tratamento em Goiânia Infecção Urinária na Infância, Tratamento em Goiânia de Infecção Urinária na Criança, Tratamento de Fimose Goiânia, Tratamento Fimose Goiás, Criptorquidia Goiânia, Criptorquidia Goiás, Hidronefrose Antenatal Goiânia, Refluxo Vésico Ureteral Goiânia, Estenose de JUP Goiânia, Hipospadia Goiânia, Tratamento Incontinência urinária em Goiânia, Enurese noturna Goiânia, Tratamento Infecção urinária em Goiânia, Cálculos renais em Goiânia, Bexiga neurogênica Goiânia, Fimose consulta, Doenças nos testículos Goiânia, Hidrocele Goiânia, Varicocele Goiânia, Doenças congênitas do aparelho urinário Goiânia, Hipospádias Goiânia, Alteração e má formação genitais Goiânia, Clínica do Cálculo Goiânia, Nefroclínica Goiânia, Clínica Uropediatria Goiânia, Consulta Uropediatria Goiânia, Hospital Uropediatrico Goiânia, Centro Clínico Urologico de Goiânia, Centro Clínico Uropediatrico Goiânia, Urologista Planos de Saúde Goiânia, Plano de Saúde Sindicato do Comércio Goiânia, Uropediatra em Aparecida de Goiânia, Uropediatra em Trindade, Uropediatra em Anápolis, Uropediatra no Estado de Goiás

Intussuscepção intestinal em crianças

Intussuscepção intestinal em crianças

Imagem/Freepik

A intussuscepção é a telescopagem de uma porção do intestino dentro de um segmento adjacente acarretando obstrução intestinal e, às vezes, isquemia intestinal.

 

A intussuscepção intestinal geralmente acomete a faixa etária de 6 meses e 3 anos, com 65% dos casos ocorrendo antes do 1º ano e 80% a 90% antes dos 2 anos de idade. Nesta idade, a intussuscepção intestinal é a causa mais comum de obstrução intestinal e não há prevalência em nenhum dos sexos, ocorrendo igualmente.

 

O segmento da telescopagem provoca obstrução intestinal o que impede o fluxo sanguíneo para o segmento da intussuscepção causando isquemia, gangrena e perfuração.

 

Os sinais e sintomas iniciais são cólicas abdominais súbitas que recorrem a cada 15 a 20 minutos, frequentemente acompanhadas de vômitos. Entre os episódios de dor, a criança parecer estar relativamente bem. A seguir, ocorre a evolução da a isquemia intestinal, a dor se torna constante, a criança se torna letárgica e com a hemorragia da mucosa as fezes apresentam sanguinolentas ao exame retal e, às vezes, as fezes têm aspecto de “geleia de groselha”. Também pode estra presente uma massa abdominal palpável com formato de salsicha. A perfuração resulta em sinais de peritonite, com defesa à palpação, dolorimento e rigidez. Palidez, taquicardia e diaforese são indicadores de choque.

 

Cerca de 5 a 10% das crianças não apresentam a fase de cólicas dolorosas, o sintoma é ficarem letárgicas, como se estivessem drogadas (apresentação atípica ou apática). Nesses casos, geralmente só é feito o diagnóstico da intussuscepção após o aparecimento de fezes com aspecto de “geleia de groselha” ou uma massa abdominal é palpável.

 

O diagnóstico é feito através da ultrassonografia. Deve-se suspeitar muito do diagnóstico, especialmente em crianças com apresentação atípica. Nestes casos, exames e intervenções devem ser executados com urgência, já que a sobrevivência e a possibilidade de redução não operatória estão diretamente relacionadas com o tempo.

 

O tratamento é realizado através de um enema com ar para redução, o que diminui a possibilidade e as consequências de perfuração. A  intussuscepção pode ser reduzida com sucesso em 75 a 95% dos casos. No caso de sucesso no tratamento com o enema aéreo, as crianças são observadas durante a noite para descartar perfuração oculta. Se a redução não for bem-sucedida ou se o intestino for perfurado, indica-se cirurgia imediata.

 

 

Agende sua consulta

Dr Marcelo de Oliveira Rosa

Clínica do Cálculo: (62) 4008-7800

Nefroclínica: (62) 3923-7329

Whatsapp: (62) 98296-7774

5/5 - (1 voto)
Sair da versão mobile