Ícone do site Uropediatria Goiânia, Uropediatra Goiânia, Dr. Marcelo Oliveira Rosa, Médico Uropediatra Dr Marcelo de Oliveira Rosa, , urologista, médico urologista, clinica uropediatria, hospital uropediatria, pediatria, clinica urologista, clinica urologia, clinica urologica, hospital urologico, hospital urologia, hospital urologista, Urologista Dr Marcelo de Oliveira Rosa, Uropediatria Goiás, Uropediatria Goiânia, Uropediatra Goiás, Urologia Pediátrica Goiânia Consulta com Uropediatra em Goiânia, Consulta Uropediatria Goiânia, Urologia Goiânia, Urologista Goiânia, Uropediatria Goiânia Unimed, Uropediatria Goiânia Ipasgo, Hipospádia Goiânia, Hipospádia Goiás, Urologista Goiânia que trata de criança, Melhor Uropediatra de Goiânia, Cirurgia com Uropediatra Goiânia, Procedimento com Uropediatra Goiânia, Tratamento com Uropediatra Goiânia, Urologista Goiânia que trata de Bebê, Melhor Urologista de Goiânia, Tratamento em Goiânia de Cólica Renal na Criança, Tratamento em Goiânia de Cólica Renal na Infância, Tratamento em Goiânia Infecção Urinária na Infância, Tratamento em Goiânia de Infecção Urinária na Criança, Tratamento de Fimose Goiânia, Tratamento Fimose Goiás, Criptorquidia Goiânia, Criptorquidia Goiás, Hidronefrose Antenatal Goiânia, Refluxo Vésico Ureteral Goiânia, Estenose de JUP Goiânia, Hipospadia Goiânia, Tratamento Incontinência urinária em Goiânia, Enurese noturna Goiânia, Tratamento Infecção urinária em Goiânia, Cálculos renais em Goiânia, Bexiga neurogênica Goiânia, Fimose consulta, Doenças nos testículos Goiânia, Hidrocele Goiânia, Varicocele Goiânia, Doenças congênitas do aparelho urinário Goiânia, Hipospádias Goiânia, Alteração e má formação genitais Goiânia, Clínica do Cálculo Goiânia, Nefroclínica Goiânia, Clínica Uropediatria Goiânia, Consulta Uropediatria Goiânia, Hospital Uropediatrico Goiânia, Centro Clínico Urologico de Goiânia, Centro Clínico Uropediatrico Goiânia, Urologista Planos de Saúde Goiânia, Plano de Saúde Sindicato do Comércio Goiânia, Uropediatra em Aparecida de Goiânia, Uropediatra em Trindade, Uropediatra em Anápolis, Uropediatra no Estado de Goiás

Quais os sintomas da balanopostite na criança?

Quais os sintomas da balanopostite na criança

Quais os sintomas da balanopostite na criança

Balanopostite é a inflamação da glande e prepúcio que ocorre mais frequentemente entre os 2 aos 5 anos de idade. Geralmente ocorre em meninos não circuncidados e muito raramente em circuncidados com prepúcio remanescente.

Ao nascer, o prepúcio é aderido à glande e tem como função proteção física e imunológica. Esta aderência causa uma fimose fisiológica que não permite a retração do prepúcio. Porém, durante a infância ocorre uma separação gradual devido a estimulação hormonal e limpeza durante o banho. Aos 10 anos, 50% dos meninos apresentam o prepúcio totalmente retrátil.

A produção excessiva de esmegma (secreção fisiológica que fica entre a glande e o prepúcio), limpeza exagerada e trauma podem ocasionar inflamação. Estes mesmos fatores podem predispor a proliferação de microrganismos e ocasionar infecção local.

 

Classificamos a Balanopostite de acordo com a etiologia em:

Irritativa

Geralmente é a causa mais comum em meninos com menos de 6 anos, ocasionada por falta de higiene ou contato com substância irritativa, como o sabão. Em adolescentes está associada ao uso de espermicidas e lubrificantes durante o ato sexual, mas também devemos considerar as doenças sexualmente transmissíveis.

 

Traumática

Provocada por tração e ou fricção excessiva durante limpeza, masturbação, relação sexual, entre outros.

 

Infecciosa

Pode ser causada por vírus, bactérias, fungos ou protozoários. Os vírus mais comuns são Papilomavírus e Herpes. Originada por bactérias sendo as mais comuns: E. coli, Enterococos, S. pyogenes, S. agalactiae, S. auresus, N.gonorrhoeae, C. trachomatis, T. pallidum. G. vaginalis entre outras. A infecção fúngica é causada pela Candida albicans e por protozoários através do Tricomonas vaginalis e E. histolytica.

Dependendo da etiologia encontrada e idade da criança, devemos investigar se houve abuso sexual. Em paciente que apresenta balanopostite refratária ao realizar tratamento, devemos examinar cuidadosamente o períneo, em busca de evidências de candidíase, pois a Candida albicans pode ser o agente etiológico de ambas entidades. Pacientes com vida sexual ativa também pode ter Candidíase.

 

Sintomas

O principal sintoma dos meninos com Balanopostite é a dor ou desconforto no pênis. Outros sintomas presentes são: dor ao urinar, vermelhidão, inchaço, coceira, odor desagradável e secreção amarelada na região.

Independentemente da causa, o tratamento adequado requer cuidados locais como banhos de assento, higienização adequada do prepúcio e evitar agentes irritantes que diminuirão a inflamação e vão prevenir ocorrências futuras. O tratamento adequado depende do agente etiológico. Existem tratamentos tópicos com antibacterianos, antifúngicos, corticoides e antibióticos orais. Mas caso, haja persistência da Balanopostite em pacientes com fimose, pode ser necessário o tratamento cirúrgico com a postectomia ou circuncisão, que é a remoção de excesso de pele do pênis, facilitando a higienização.

 

Agende sua consulta

Dr Marcelo de Oliveira Rosa

Clínica do Cálculo: (62) 4008-7800

Nefroclínica: (62) 3923-7329

Whatsapp: (62) 98296-7774

5/5 - (7 votos)
Sair da versão mobile