Balanopostite é a inflamação da glande e prepúcio que ocorre mais frequentemente entre os 2 aos 5 anos de idade. Geralmente ocorre em meninos não circuncidados e muito raramente em circuncidados com prepúcio remanescente.
Ao nascer, o prepúcio é aderido à glande e tem como função proteção física e imunológica. Esta aderência causa uma fimose fisiológica que não permite a retração do prepúcio. Porém, durante a infância ocorre uma separação gradual devido a estimulação hormonal e limpeza durante o banho. Aos 10 anos, 50% dos meninos apresentam o prepúcio totalmente retrátil.
A produção excessiva de esmegma (secreção fisiológica que fica entre a glande e o prepúcio), limpeza exagerada e trauma podem ocasionar inflamação. Estes mesmos fatores podem predispor a proliferação de microrganismos e ocasionar infecção local.
Classificamos a Balanopostite de acordo com a etiologia em:
Irritativa
Geralmente é a causa mais comum em meninos com menos de 6 anos, ocasionada por falta de higiene ou contato com substância irritativa, como o sabão. Em adolescentes está associada ao uso de espermicidas e lubrificantes durante o ato sexual, mas também devemos considerar as doenças sexualmente transmissíveis.
Traumática
Provocada por tração e ou fricção excessiva durante limpeza, masturbação, relação sexual, entre outros.
Infecciosa
Pode ser causada por vírus, bactérias, fungos ou protozoários. Os vírus mais comuns são Papilomavírus e Herpes. Originada por bactérias sendo as mais comuns: E. coli, Enterococos, S. pyogenes, S. agalactiae, S. auresus, N.gonorrhoeae, C. trachomatis, T. pallidum. G. vaginalis entre outras. A infecção fúngica é causada pela Candida albicans e por protozoários através do Tricomonas vaginalis e E. histolytica.
Dependendo da etiologia encontrada e idade da criança, devemos investigar se houve abuso sexual. Em paciente que apresenta balanopostite refratária ao realizar tratamento, devemos examinar cuidadosamente o períneo, em busca de evidências de candidíase, pois a Candida albicans pode ser o agente etiológico de ambas entidades. Pacientes com vida sexual ativa também pode ter Candidíase.
Sintomas
O principal sintoma dos meninos com Balanopostite é a dor ou desconforto no pênis. Outros sintomas presentes são: dor ao urinar, vermelhidão, inchaço, coceira, odor desagradável e secreção amarelada na região.
Independentemente da causa, o tratamento adequado requer cuidados locais como banhos de assento, higienização adequada do prepúcio e evitar agentes irritantes que diminuirão a inflamação e vão prevenir ocorrências futuras. O tratamento adequado depende do agente etiológico. Existem tratamentos tópicos com antibacterianos, antifúngicos, corticoides e antibióticos orais. Mas caso, haja persistência da Balanopostite em pacientes com fimose, pode ser necessário o tratamento cirúrgico com a postectomia ou circuncisão, que é a remoção de excesso de pele do pênis, facilitando a higienização.