DestaqueGoiâniaGoiásHipospadia GoianiaImprensaNotíciasTratamento de fimose GoianiaUropediatra GoiâniaUropediatria Goiânia

Quais os sintomas da balanopostite na criança?

Balanopostite é a inflamação da glande e prepúcio que ocorre mais frequentemente entre os 2 aos 5 anos de idade. Geralmente ocorre em meninos não circuncidados e muito raramente em circuncidados com prepúcio remanescente.

Ao nascer, o prepúcio é aderido à glande e tem como função proteção física e imunológica. Esta aderência causa uma fimose fisiológica que não permite a retração do prepúcio. Porém, durante a infância ocorre uma separação gradual devido a estimulação hormonal e limpeza durante o banho. Aos 10 anos, 50% dos meninos apresentam o prepúcio totalmente retrátil.

A produção excessiva de esmegma (secreção fisiológica que fica entre a glande e o prepúcio), limpeza exagerada e trauma podem ocasionar inflamação. Estes mesmos fatores podem predispor a proliferação de microrganismos e ocasionar infecção local.

 

Classificamos a Balanopostite de acordo com a etiologia em:

Irritativa

Geralmente é a causa mais comum em meninos com menos de 6 anos, ocasionada por falta de higiene ou contato com substância irritativa, como o sabão. Em adolescentes está associada ao uso de espermicidas e lubrificantes durante o ato sexual, mas também devemos considerar as doenças sexualmente transmissíveis.

 

Traumática

Provocada por tração e ou fricção excessiva durante limpeza, masturbação, relação sexual, entre outros.

 

Infecciosa

Pode ser causada por vírus, bactérias, fungos ou protozoários. Os vírus mais comuns são Papilomavírus e Herpes. Originada por bactérias sendo as mais comuns: E. coli, Enterococos, S. pyogenes, S. agalactiae, S. auresus, N.gonorrhoeae, C. trachomatis, T. pallidum. G. vaginalis entre outras. A infecção fúngica é causada pela Candida albicans e por protozoários através do Tricomonas vaginalis e E. histolytica.

Dependendo da etiologia encontrada e idade da criança, devemos investigar se houve abuso sexual. Em paciente que apresenta balanopostite refratária ao realizar tratamento, devemos examinar cuidadosamente o períneo, em busca de evidências de candidíase, pois a Candida albicans pode ser o agente etiológico de ambas entidades. Pacientes com vida sexual ativa também pode ter Candidíase.

 

Sintomas

O principal sintoma dos meninos com Balanopostite é a dor ou desconforto no pênis. Outros sintomas presentes são: dor ao urinar, vermelhidão, inchaço, coceira, odor desagradável e secreção amarelada na região.

Independentemente da causa, o tratamento adequado requer cuidados locais como banhos de assento, higienização adequada do prepúcio e evitar agentes irritantes que diminuirão a inflamação e vão prevenir ocorrências futuras. O tratamento adequado depende do agente etiológico. Existem tratamentos tópicos com antibacterianos, antifúngicos, corticoides e antibióticos orais. Mas caso, haja persistência da Balanopostite em pacientes com fimose, pode ser necessário o tratamento cirúrgico com a postectomia ou circuncisão, que é a remoção de excesso de pele do pênis, facilitando a higienização.

 

Agende sua consulta

Dr Marcelo de Oliveira Rosa

Clínica do Cálculo: (62) 4008-7800

Nefroclínica: (62) 3923-7329

Whatsapp: (62) 98296-7774

5/5 - (7 votes)

Uropediatria Goiânia

Uropediatria Goiânia

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
error: Content is protected !!
Whatsapp
Agende sua consulta com o Dr Marcelo
Agende sua consulta com o Dr Marcelo de Oliveira Rosa