Ícone do site Uropediatria Goiânia, Uropediatra Goiânia, Dr. Marcelo Oliveira Rosa, Médico Uropediatra Dr Marcelo de Oliveira Rosa, , urologista, médico urologista, clinica uropediatria, hospital uropediatria, pediatria, clinica urologista, clinica urologia, clinica urologica, hospital urologico, hospital urologia, hospital urologista, Urologista Dr Marcelo de Oliveira Rosa, Uropediatria Goiás, Uropediatria Goiânia, Uropediatra Goiás, Urologia Pediátrica Goiânia Consulta com Uropediatra em Goiânia, Consulta Uropediatria Goiânia, Urologia Goiânia, Urologista Goiânia, Uropediatria Goiânia Unimed, Uropediatria Goiânia Ipasgo, Hipospádia Goiânia, Hipospádia Goiás, Urologista Goiânia que trata de criança, Melhor Uropediatra de Goiânia, Cirurgia com Uropediatra Goiânia, Procedimento com Uropediatra Goiânia, Tratamento com Uropediatra Goiânia, Urologista Goiânia que trata de Bebê, Melhor Urologista de Goiânia, Tratamento em Goiânia de Cólica Renal na Criança, Tratamento em Goiânia de Cólica Renal na Infância, Tratamento em Goiânia Infecção Urinária na Infância, Tratamento em Goiânia de Infecção Urinária na Criança, Tratamento de Fimose Goiânia, Tratamento Fimose Goiás, Criptorquidia Goiânia, Criptorquidia Goiás, Hidronefrose Antenatal Goiânia, Refluxo Vésico Ureteral Goiânia, Estenose de JUP Goiânia, Hipospadia Goiânia, Tratamento Incontinência urinária em Goiânia, Enurese noturna Goiânia, Tratamento Infecção urinária em Goiânia, Cálculos renais em Goiânia, Bexiga neurogênica Goiânia, Fimose consulta, Doenças nos testículos Goiânia, Hidrocele Goiânia, Varicocele Goiânia, Doenças congênitas do aparelho urinário Goiânia, Hipospádias Goiânia, Alteração e má formação genitais Goiânia, Clínica do Cálculo Goiânia, Nefroclínica Goiânia, Clínica Uropediatria Goiânia, Consulta Uropediatria Goiânia, Hospital Uropediatrico Goiânia, Centro Clínico Urologico de Goiânia, Centro Clínico Uropediatrico Goiânia, Urologista Planos de Saúde Goiânia, Plano de Saúde Sindicato do Comércio Goiânia, Uropediatra em Aparecida de Goiânia, Uropediatra em Trindade, Uropediatra em Anápolis, Uropediatra no Estado de Goiás

Hipertensão renovascular na infância

Hipertensão renovascular na infância

Hipertensão renovascular na infância

A hipertensão renovascular tem como causa a diminuição do fluxo sanguíneo que ocorre devido à lesão única ou a diversas lesões na artéria renal de um ou ambos os rins. Cerca de 3% a 10% das crianças e adolescentes com hipertensão têm o diagnóstico da doença renovascular. Alguns autores relatam que a hipertensão renovascular está presente em 5% a 25% dos casos de hipertensão secundária em crianças.

A hipertensão renovascular é ocasionada por algumas doenças sendo as principais: displasia fibromuscular, displasia fibromuscular intimal (neurofibromatose tipo 1, síndrome Williams), arterites (Kawasaki, Takayasu ou doença de Moyamoya), estenose da artéria renal pós-transplante, trombose venosa ou arterial decorrente de cateterismo umbilical no recém-nascido, aneurismas da artéria renal e ptose renal. A doença parenquimatosa renal e renovascular e a coartação da aorta representam entre 70 a 90% de todos os casos de HT secundária em crianças.

Geralmente a hipertensão renovascular não causa sintomas ou estes são inespecíficos na maioria das crianças. Em lactentes alguns sintomas podem estar presentes como irritabilidade, alterações no desenvolvimento e problema de crescimento. Nas crianças pré-escolares e escolares é comum letargia e dor de cabeça. Podem surgir nas crianças de todas as idades hipertrofia ventricular esquerda assintomática, insuficiência cardíaca congestiva e complicações neurológicas como encefalopatia hipertensiva e convulsões.

 

Nos adultos com hipertensão renovascular, vários métodos de imagem podem ser utilizados no diagnóstico. Porém em crianças a arteriografia renal é o exame de escolha.

Em crianças com doença renovascular um dos tratamentos é a combinação precoce de fármacos. A escolha dos antihipertensivos inclui os inibidores da enzima de conversão da angiotensina (iECAs), antagonistas do receptor da angiotensina (ARAs), antagonistas dos canais de cálcio, betabloqueantes e diuréticos.

O único tratamento definitivo em crianças com HTA renovascular é a cirurgia. A hipertensão refratária à terapêutica e à angioplastia constituem as principais indicações de tratamento cirúrgico que inclui várias técnicas de técnicas de revascularização e a nefrectomia do rim atrófico e com má função.

 

 

 

 

 

 

Dr Marcelo de Oliveira Rosa

Uropediatra em Goiânia

CRM-GO: 6839  RQE: 3524/3629

 

 

Clínica do Cálculo

Contato:(62) 4008-7800

Endereço: Alameda das Rosas, N° 2175, St. Oeste, Goiânia, Go.

 

 

Nefroclínica

Contato:(62) 3923-7329

Endereço: Rua C-1145, N° 2041, Jardim América, Goiânia, Go.

Whatsapp: (62) 98296-7774

Gostou? Avalie. post
Sair da versão mobile