A Disfunção do Trato Urinário Inferior (DTUI) é considerada uma função anormal do trato urinário inferior para a idade da criança em qualquer uma das fases da micção (enchimento ou esvaziamento), na ausência de doença neurológica ou patologia obstrutiva do trato urinário.
Essa disfunção comum na população infantil que é subdiagnosticada na prática clínica, além de causar complicações no trato urinário superior, acarreta prejuízo emocional aos pais e às crianças por conta da incontinência urinária.
Geralmente a Disfunção do Trato Urinário Inferior (DTUI) é investigada e diagnosticada após frequentes episódios de infecção do trato urinário ou nos casos em que a criança apresenta enurese. Enurese é o xixi na cama durante o sono em crianças acima de 5 anos de idade.
Após a presença destes sinais e sintomas do trato urinário inferior que possam sugerir a presença de DTUI, é feito o diagnóstico a partir da anamnese detalhada, exame físico, diário das eliminações e medida do fluxo urinário. Em crianças com episódios de ITU de repetição é feita a avaliação do trato urinário superior pelo ultrassom (US) renal. Procedimentos mais invasivos, como o estudo urodinâmico e a uretrocistografia miccional, são indicados nos casos mais complexos com ITU recorrente, quando existem alterações do trato urinário superior e nos pacientes que não respondem às diversas opções de tratamento.
Dr. Marcelo de Oliveira Rosa
Uropediatra em Goiânia
CRM-GO: 6839 RQE: 3524/3629