A fisioterapia pélvica é um dos tratamentos de escolha para disfunções urinárias infantis, tais como: Enurese (xixi na cama), Incontinência Urinária, Distúrbio de Esvaziamento Completo da Bexiga que pode acarretar Infecções Urinárias de Repetição, Incoordenação da musculatura do Assoalho Pélvico e alterações do sistema excretor, como Constipação Intestinal ou Incontinência Fecal.
Inicialmente é feita uma orientação comportamental para que ocorra mudança de hábitos e a readequações na rotina da família que são fundamentais para a reabilitação da criança.
O tipo de técnica aplicada irá depende de diversos fatores como: tipo de disfunção e idade; presença de infecções urinárias; refluxo e deformidade da uretra; enurese ou incontinência diurna e presença de constipação.
A Uroterapia consiste em realizar mudanças nos hábitos miccionais e intestinais da criança como urinar nos horários adequados, quantidade e tipo de líquidos ingeridos, posturas para fazer xixi e cocô, evitar alimentos que irritam a bexiga, entre outros.
A Eletroestimulação transcutânea é uma terapia não invasiva e que não causar dor em que são fixados eletrodos na região parassacral ou tibial posterior. Os estímulos elétricos são transmitidos para bexiga, esfíncter e assoalho pélvico para modular o trato urinário inferior.
O Biofeedback é uma técnica em que são colocados eletrodos de superfície no períneo para que seja registrada a atividade do assoalho pélvico. São realizados exercícios de contração e relaxamento da musculatura do assoalho pélvico pela criança permitindo uma autocorreção de suas dificuldades.
É realizada a fluxometria no final da sessão de Biofeedback quando ocorre resíduo urinário, desta forma a consegue visualizar e corrigir sua forma de urinar.
O programa é feito individualmente para cada criança garantindo melhores resultados.
Dr Marcelo de Oliveira Rosa
Uropediatra em Goiânia
CRM-GO: 6839 RQE: 3524/3629
Clínica do Cálculo
Contato:(62) 4008-7800
Endereço: Alameda das Rosas, N° 2175, St. Oeste, Goiânia, Go.