DestaqueGoiâniaGoiásHidronefrose GoiâniaHipospadia GoianiaImprensaNotíciasTratamento de fimose GoianiaUropediatra GoiâniaUropediatria Goiânia

Importância da fisioterapia pélvica na infância

As disfunções do trato urinário inferior têm como principal sintoma a incontinência urinária ou perda de urina na roupa. Outros sintomas também presentes são as infecções do trato urinário e constipação. Dentre estas tem destaque a disfunção miccional, em que ocorre a perda da capacidade de armazenamento, estocagem e esvaziamento. Existem diversos tipos de disfunções do trato urinário inferior, tais como bexiga hiperativa, bexiga hipoativa, disfunção vesico intestinal, micção disfuncional, dentre outras.

 

Entre os tratamentos, a fisioterapia pélvica tem sido bastante promissora. Para todas as condições de disfunções do trato urinário inferior o tratamento de escolha é a Uroterapia. É um tratamento não cirúrgico e não farmacológico que se divide em Uroterapia padrão e Uroterapia com intervenções específicas.

 

A Uroterapia padrão consiste em analisar os hábitos miccionais, intestinais e de ingesta hídrica da criança, orientar sobre hábitos adequados, explicar sobre o funcionamento do trato urinário, orientar quanto a postura miccional e evacuatória, apoiar e incentivar à criança e seus cuidadores. Os casos em que não há resultado satisfatório na Uroterapia padrão isolada pode-se agregar algumas intervenções específicas, como treinamento da musculatura do assoalho pélvico, Biofeedback, neuromodulação, urofluxometria com eletromiografia, alarme noturno para enurese, cateterismo intermitente limpo e psicoterapia.

 

Uma opção de tratamento para a hiperatividade detrusora seria a Uroterapia padrão e a neuromodulação. Esta técnica é um procedimento indolor e bem tolerado pelas crianças. Consiste em inibir as contrações involuntárias da bexiga e controlar a urgência miccional através da aplicação de correntes elétricas por meio de eletrodos de superfície, que estimulam vias aferentes na região sacral e ativam áreas corticais envolvidas no controle da bexiga.

 

O tratamento para micção disfuncional tem como objetivo resgatar a padrão miccional adequado. O tratamento padrão é o Biofeedback, outros tratamentos que também podem ser realizados incluem a Uroterapia padrão e urofluxometria com eletromiografia.

 

 

Dr Marcelo de Oliveira Rosa

Uropediatra em Goiânia

CRM-GO: 6839  RQE: 3524/3629

 

 

Clínica do Cálculo

Contato:(62) 4008-7800

Endereço: Alameda das Rosas, N° 2175, St. Oeste, Goiânia, Go.

 

 

Nefroclínica

Contato:(62) 3923-7329

Endereço: Rua C-1145, N° 2041, Jardim América, Goiânia, Go.

Whatsapp: (62) 98296-7774

5/5 - (10 votes)

Uropediatria Goiânia

Uropediatria Goiânia

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
error: Content is protected !!
Whatsapp
Agende sua consulta com o Dr Marcelo
Agende sua consulta com o Dr Marcelo de Oliveira Rosa