Carúncula Uretral é um pequeno crescimento vascular benigno que geralmente ocorre na parte posterior da extremidade distal da uretra. Essa lesão uretral acomete mais a mulher e se forma a partir do revestimento interno do canal da urina que pode na maioria dos casos fazer protusão através do meato uretral e ocasionar sintomas obstrutivo.
As carúnculas uretrais são tumores benignos mais comuns da uretra de mulheres pós-menopausa. Com a queda de estrogênio e interrupção da menstruação ocorre o ressecamento da área genital formando lesões no meato uretral que podem causar sangramento ou obstrução ao nível da uretra.
Normalmente a carúncula uretral é assintomática, mas em casos de apresentar sintomas os mais comuns são: sangramento, infecção de repetição e problemas de micção tais como frequência, urgência e dor.
Um carúnculo uretral é geralmente descoberto durante um exame pélvico de rotina. A cistouretroscopia é o exame de escolha para visualizar a uretra. Para a confirmação diagnóstica é realizada uma biópsia.
O tratamento só é necessário, se o crescimento estiver causando sintomas. Ele inclui a utilização de creme de estrogênio tópico para ajudar a restaurar os níveis hormonais e um medicamento anti-inflamatório tópico para aliviar os sintomas. Se após o tratamento os sintomas persistirem, a remoção cirúrgica pode ser necessária.
Caso o tumor seja anormalmente grande e causar sintomas significativos, não estiver respondendo a um tratamento menos intensivo ou se o diagnóstico não estiver claro a indicação cirúrgica será recomendada.