Hipospádia é uma das mais comuns anomalias congênitas do sexo masculino em ocorre o desenvolvimento incompleto dos componentes ventrais do pênis, levando à curvatura peniana e implantação do meato uretral (abertura por onde sai a urina) em posição mais baixa do que a ponta do pênis.
Nos casos leves, o meato uretral fica localizado próximo a ponta do pênis. Nos casos mais severos, esta abertura pode estar localizada no meio ou na base do pênis, perto do escroto.
O tratamento é feito através da cirurgia. No pós-operatório é feito um curativo ao redor do pênis para proteger a ferida e diminuir o inchaço. Este curativo permanece alguns dias sendo retirado entre 3 e 5 dias após a cirurgia.
Além do curativo é colocada uma sonda para a cicatrização adequada. Nos bebês esta sonda ficará aberta entre duas fraldas, quando o paciente urinar troca-se a de fora. Quando suja com fezes, troca a fralda de dentro. Nas crianças maiores, que já saíram das fraldas, a sonda ficará aberta em uma espécie de saquinho, também feito com uma fralda preso na perna do paciente. Atualmente também são utilizados os curativos absorventes de silicone que tem como vantagem apresentar menor desconforto no momento da retirada. A sonda é retirada na primeira semana na maioria dos casos.
Dr Marcelo de Oliveira Rosa
Uropediatra em Goiânia
CRM-GO: 6839 RQE: 3524/3629
Clínica do Cálculo
Contato:(62) 4008-7800
Endereço: Alameda das Rosas, N° 2175, St. Oeste, Goiânia, Go.