A infecção do trato urinário (ITU) é uma patologia extremamente frequente, que afeta toda a população inclusive as crianças.
As infecções do trato urinário em crianças são associadas a anormalidades anatômicas como obstrução, bexiga neurogênica e duplicação ureteral. Outros fatores predisponentes incluem: prematuridade, catéteres urinários de demora, fimose em meninos.
Geralmente recém-nascidos e bebês têm sinais inespecíficos como perda de apetite, diarreia, má evolução ponderal, vômitos. Crianças maiores geralmente manifestam sinais de cistite ou pielonefrite como febre, dor ao urinar e dor lombar. A Escherichia coli é o patógeno mais frequente na maioria das infecções do trato urinário em todas as faixas etárias pediátricas.
A profilaxia antimicrobiana é método efetivo na prevenção das infecções urinárias recorrentes que consiste na administração de antibióticos em baixas doses. Os fármacos profiláticos mais utilizados, são a nitrofurantoína 2 mg/kg por via oral uma vez ao dia ou sulfametoxazol-trimetoprima (SMX-TMP) 3 mg/kg por via oral uma vez ao dia, geralmente à noite.
Se seu filho estiver com infecção de trato urinário ou infecções de repetição, procure um uropediatra para investigar as causas e definir o melhor tratamento de forma individualizada.
Dr Marcelo de Oliveira Rosa
Uropediatra em Goiânia
CRM-GO: 6839 RQE: 3524/3629
Clínica do Cálculo
Contato:(62) 4008-7800
Endereço: Alameda das Rosas, N° 2175, St. Oeste, Goiânia, Go.