A urina, produzida nos rins a partir da filtração do sangue, é liberada na pelve renal e, em seguida, transportada até a bexiga pelos ureteres, dois ductos responsáveis por esse trajeto. No caso da estenose de JUP (Junção Ureteropélvica), ocorre um estreitamento na região de transição onde o ureter se une à pelve renal, dificultando a passagem da urina.
Os sintomas da estenose de JUP variam conforme o grau de estreitamento e se o problema afeta um ou ambos os lados. De modo geral, os sintomas incluem:
- Dor abdominal ou lombar;
- Presença de sangue na urina;
- Infecções recorrentes do trato urinário;
- Hipertensão arterial;
- Formação de cálculos renais.
A estenose de JUP pode ser identificada na infância durante a ultrassonografia pré-natal, que pode mostrar uma dilatação no rim fetal. Neste caso, a criança não apresenta sintomas.
O tratamento para a estenose de JUP depende do grau de hidronefrose (inchaço do rim devido ao acúmulo de urina) apresentado pela criança. Nos casos mais leves, onde não há comprometimento da função renal, é possível realizar apenas o acompanhamento médico, visando tratar a obstrução em um momento mais oportuno. A vantagem do acompanhamento é permitir que a criança ganhe peso e cresça, tornando uma eventual cirurgia menos arriscada.
No entanto, o tratamento cirúrgico é indicado nos casos de comprometimento progressivo da função renal, infecções recorrentes do trato urinário, dor lombar ou formação de cálculos renais. A cirurgia pode ser realizada por endoscopia, um procedimento minimamente invasivo sem necessidade de cortes, ou por laparoscopia, que envolve pequenas incisões. Ambas as técnicas são eficazes e oferecem uma recuperação mais rápida ao paciente.
Dr. Marcelo de Oliveira Rosa
Uropediatra em Goiânia
CRM-GO: 6839 RQE: 3524/3629
Clínica do Cálculo
Whatsapp (62) 98296-7774
Contato:(62) 4008-7800
Endereço: Alameda das Rosas, N° 2175, St. Oeste, Goiânia, Go.
Agende sua consulta