O pênis possui uma pele que cobre a glande (cabeça do pênis), chamada prepúcio. A fimose ocorre quando o prepúcio, não pode ser totalmente retraído para expor a glande, ou a “cabeça” do pênis.
Essa condição pode ocorrer em recém-nascidos e jovens meninos, sendo considerada normal até a infância. No entanto, se continuar até a adolescência e idade adulta, pode causar desconforto significativo e complicações como:
Infecções
Uma das complicações mais comuns da fimose é o aumento do risco de infecções. Isso pode incluir infecções do trato urinário (ITU) e balanopostite (inflamação da cabeça do pênis e do prepúcio), IST’s (infecções sexualmente transmissíveis) e HPV. As ITUs podem ser particularmente desconfortáveis, causando sintomas como dor ao urinar, febre e dores abdominais. A balanopostite pode resultar em dor, vermelhidão e um possível corrimento com odor desagradável. Além disso
Parafimose
É uma complicação grave que ocorre quando o prepúcio ao ser retraído, não pode voltar à sua posição original, causando um inchaço doloroso na cabeça do pênis. Trata-se de uma emergência médica que exige atenção imediata para evitar danos permanentes ao pênis.
Câncer de pênis
Embora raro, o câncer peniano pode ser associado à fimose, especialmente quando combinado com a má higiene.
Se a retração normal do prepúcio não ocorrer até os 3 anos, é aconselhável buscar orientação médica. Embora a retração possa ocorrer mais tardiamente, recomenda-se um acompanhamento cuidadoso se isso não acontecer até essa idade. Caso o tratamento medicamentoso não seja suficiente, pode ser necessário recorrer a um procedimento cirúrgico, como a postectomia ou circuncisão, que consiste na remoção do prepúcio.
Dr. Marcelo de Oliveira Rosa
Uropediatra em Goiânia
CRM-GO: 6839 RQE: 3524/3629
Clínica do Cálculo
Whatsapp (62) 98296-7774
Contato:(62) 4008-7800
Endereço: Alameda das Rosas, N° 2175, St. Oeste, Goiânia, Go.
Agende sua consulta