Hipospadia

Hipospádia

É uma mal formação genital que traz transtornos anatômicos e funcionais, alterando a estética peniana e o direcionamento do jato urinário e da ejaculação. Consiste de meato uretral na porção ventral do pênis, presença de prepúcio dorsal abundante e pouco ventral (Capuchão) e presença de curvatura peniana (Chordee).

 

Vem aumentando sua incidência nas últimas décadas, a cada 150-200 crianças nascidas, uma será portadora de hipospádia.

 

O diagnostico é feito habitualmente pelo pediatra na sala de parto ou na consulta de puericultura e deverá ser encaminhado para avaliação do uropediatra.

 

Possui apresentação de graus variados onde as hipospádias distais (mais próximas da extremidade do pênis) são mais comuns e as proximais (próximo ao escroto) mais raras. Alguns casos de hipospádia podem vir associados com outras mal formações (Criptorquidia, alterações renais, hérnia, entre outros) e precisam ser melhor avaliados e investigados, pois existem casos que necessitam de estudo genético (Cariótipo).

 

A grande maioria dos casos devem ser tratados cirurgicamente para isso existe uma variedade imensa de técnicas cirúrgicas e cada cirurgião define conforme a apresentação do caso qual a melhor opção. Cirurgia em tempo único ou por estágios, seu tratamento deve ser feito preferencialmente entre 6 meses e 18 meses para obter melhor resultado.

 

Agende sua consulta

Dr Marcelo de Oliveira Rosa

Clínica do Cálculo: (62) 4008-7800

Nefroclínica: (62) 3923-7329

Whatsapp: (62) 98296-7774

5/5 - (1 vote)

Uropediatria Goiânia

Uropediatria Goiânia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
error: Content is protected !!
Whatsapp
Agende sua consulta com o Dr Marcelo
Agende sua consulta com o Dr Marcelo de Oliveira Rosa