DestaqueGoiâniaGoiásImprensaNotíciasUropediatra GoiâniaUropediatria Goiânia

A importância da ultrassonografia no diagnóstico de doenças urológicas na infância

A ultrassonografia é o primeiro exame de investigação que deve ser realizado em toda criança com suspeita de anormalidade do trato urinário como na avaliação de dilatação pré-natal, massas renais e infecção urinária, além de insuficiência renal, doenças vasculares, litíase, transplante, avaliação da bexiga e lesões peri vesicais. Outras doenças avaliadas pela ultrassonografia são as anomalias congênitas de número (agenesia renal), posicionamento (ectopia) e fusão (rim em ferradura e ectopia renal cruzada).

 

O exame não invasivo, não possui radiação ionizante e pode ser realizado à beira do leito. A avaliação funcional dos rins pode ser obtida pelos estudos de medicina nuclear e em casos selecionados pela uroressonância funcional.

 

Para a realização do exame, a criança deve estar hidratada e com a bexiga repleta, para a avaliação adequada do trato urinário. A bexiga vazia ou pouco repleta dificulta e até mesmo impossibilita que seja o diagnosticada alguma dilatação do terço distal dos ureteres, ureteroceles e massas pélvicas além de não permitir a avaliação adequada da espessura da parede vesical, dado de extrema importância nos casos de disfunção miccional e obstrução vesical.

 

A ultrassonografia obstétrica é outro importante exame para a avaliação da dilatação renal ainda dentro do útero. O grau de dilatação do trato urinário está relacionado ao prognóstico pós-natal. A dilatação severa do trato urinário fetal é comumente associada a uropatia substancial após o nascimento, sendo geralmente indicado o tratamento cirúrgico. No entanto, a dilatação leve ou moderada do trato urinário fetal raramente necessita de cirurgia, mas pode ser um fator de risco para a dilatação progressiva e/ou refluxo vesicoureteral, que potencialmente pode levar a dano renal ao longo do tempo. Por isso após o nascimento é recomendado a avaliação renal através da ultrassonografia de qualquer criança com diagnóstico pré-natal de dilatação do trato urinário.

 

Por se tratar de um exame examinador dependente, devemos sempre procurar realizar com profissional qualificado com aparelhagem moderna e habituado a realizar exame nos pequenos pacientes, pois trata-se de um exame especial onde o profissional deve ter paciência para a ansiedade da família, ter familiaridade com as malformações urológicas e com as particularidades próprias da idade e conseguir obter a confiança da criança.

 

Agende sua consulta

Dr Marcelo de Oliveira Rosa

Clínica do Cálculo: (62) 4008-7800

Nefroclínica: (62) 3923-7329

Whatsapp: (62) 98296-7774

5/5 - (2 votes)

Uropediatria Goiânia

Uropediatria Goiânia

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
error: Content is protected !!
Whatsapp
Agende sua consulta com o Dr Marcelo
Agende sua consulta com o Dr Marcelo de Oliveira Rosa