Essa é uma dúvida que precisa ser desmitificada. A uropediatria é uma subespecialidade da urologia que se dedica ao estudo e tratamento dos problemas do aparelho geniturinário, desde o período intrauterino até a adolescência. Por isso é importante o acompanhamento com o uropediatra para meninos e meninas.
O uropediatra atende às malformações congênitas ou doenças adquiridas no trato urinário (os rins, a bexiga, os ureteres e a uretra). Assim como às malformações do pênis e uretra de meninos e problemas com os testículos ou com a bolsa escrotal. Os problemas genitais femininos como as malformações da uretra feminina e da genitália externa feminina (vulva e vagina) também podem ser tratados pelo uropediatra.
Uma das principais uropatias são as hidronefroses antenatais, dilatações do trato urinário superior detectadas ainda durante a gestação, e que está presente em cerca de 3 a 5% das gestações. Também pode ocorrer a hidronefrose adquirida.
As infecções urinárias são problemas recorrentes na infância e geralmente nos lactentes estão relacionadas a enfermidades congênitas como o refluxo vesicoureteral (RVU). Já em crianças maiores, as infecções se relacionam a disfunções do trato urinário inferior.
As alterações genitais são problemas bastante comuns na uropediatria. Entre as mais comuns estão as hipospádias, alterações em que não ocorre a formação completa da uretra e o meato uretral se localiza na região ventral do pênis e não na sua posição habitual na glande.
A enurese e as disfunções miccionais na infância são problemas urológicos frequentes tanto nas meninas quanto nos meninos. A enurese ocorre quando não há controle urinário durante o sono, e a criança continuando com o xixi na cama após os cinco anos de idade. Já as disfunções miccionais se caracterizam pelo mau funcionamento do trato urinário inferior em sua função de armazenamento e/ou na função de esvaziamento, e se não tratadas podem evoluir para insuficiência renal crônica.
Dessa forma, é fundamental na infância o acompanhamento de meninos e meninas com o uropediatra para o diagnóstico, prevenção e tratamento das doenças urológicas.