DestaqueGoiâniaGoiásImprensaNotíciasUropediatra GoiâniaUropediatria Goiânia

Uropediatra atende somente meninos?

Essa é uma dúvida que precisa ser desmitificada. A uropediatria é uma subespecialidade da urologia que se dedica ao estudo e tratamento dos problemas do aparelho geniturinário, desde o período intrauterino até a adolescência. Por isso é importante o acompanhamento com o uropediatra para meninos e meninas.

 

O uropediatra atende às malformações congênitas ou doenças adquiridas no trato urinário (os rins, a bexiga, os ureteres e a uretra). Assim como às malformações do pênis e uretra de meninos e problemas com os testículos ou com a bolsa escrotal. Os problemas genitais femininos como as malformações da uretra feminina e da genitália externa feminina (vulva e vagina) também podem ser tratados pelo uropediatra.

 

Uma das principais uropatias são as hidronefroses antenatais, dilatações do trato urinário superior detectadas ainda durante a gestação, e que está presente em cerca de 3 a 5% das gestações. Também pode ocorrer a hidronefrose adquirida.

 

As infecções urinárias são problemas recorrentes na infância e geralmente nos lactentes estão relacionadas a enfermidades congênitas como o refluxo vesicoureteral (RVU). Já em crianças maiores, as infecções se relacionam a disfunções do trato urinário inferior.

 

As alterações genitais são problemas bastante comuns na uropediatria. Entre as mais comuns estão as hipospádias, alterações em que não ocorre a formação completa da uretra e o meato uretral se localiza na região ventral do pênis e não na sua posição habitual na glande.

 

A enurese e as disfunções miccionais na infância são problemas urológicos frequentes tanto nas meninas quanto nos meninos. A enurese ocorre quando não há controle urinário durante o sono, e a criança continuando com o xixi na cama após os cinco anos de idade. Já as disfunções miccionais se caracterizam pelo mau funcionamento do trato urinário inferior em sua função de armazenamento e/ou na função de esvaziamento, e se não tratadas podem evoluir para insuficiência renal crônica.

 

Dessa forma, é fundamental na infância o acompanhamento de meninos e meninas com o uropediatra para o diagnóstico, prevenção e tratamento das doenças urológicas.

 

Agende sua consulta

Dr Marcelo de Oliveira Rosa

Clínica do Cálculo: (62) 4008-7800

Nefroclínica: (62) 3923-7329

Whatsapp: (62) 98296-7774

5/5 - (1 vote)

Uropediatria Goiânia

Uropediatria Goiânia

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
error: Content is protected !!
Whatsapp
Agende sua consulta com o Dr Marcelo
Agende sua consulta com o Dr Marcelo de Oliveira Rosa