DestaqueGoiâniaGoiásImprensaNotíciasUropediatra GoiâniaUropediatria Goiânia

O que é epispádia e como é feito o tratamento?

A epispádia é um defeito congênito raro na abertura uretral que afeta tanto meninos quanto meninas, sendo detectado ainda ao nascimento. Comumente, a epispádia é resultado de uma alteração na formação dos genitais durante o período embrionário. Ocorre mais nas crianças do sexo masculino.

 

Nos meninos a abertura da uretra fica localizada no dorso da glande ou do pênis ou na junção penopúbica. Nas meninas, a uretra se abre entre o clitóris e os lábios ou no abdome. Essa deformação faz com que a abertura da uretra seja na região dorsal muitas vezes associada com o não fechamento adequado da parede abdominal e da bexiga.

 

A epispádia no sexo masculino também é conhecida como epispádia peniana, pode ser classificada em dois tipos: epispádia distal e epispádia total. Na epispádia distal a abertura anormal da uretra se encontra perto da glande enquanto que na epispádia total a uretra se abre na base do órgão masculino, na parede abdominal inferior e forma uma fenda até à ponta do genital.

 

A epispádia em meninos tem como principais sinais e sintomas:

 

-Pênis encurtado, largo e com uma curvatura anormal para cima;

-Presença de uma fenda na parte superior do pênis por onde a urina é eliminada;

-Incontinência urinária;

-Infecções urinárias constantes;

-Osso da bacia alargado.

 

Nas meninas, o diagnóstico da epispádia é mais difícil de ser realizado o que pode ocasionar lesões graves na bexiga e na região genital. Por isso é importante ficar atento aos principais sintomas da epispádia que são:

 

-Clitóris dividido em dois;

-Refluxo da urina para a bexiga;

-Incontinência urinária;

-Infecções urinárias;

-Osso da bacia alargado.

 

O tratamento é cirúrgico e deve ser feito ainda na infância por um uropediatra. Nos meninos, o procedimento cirúrgico é feito com o objetivo de reposicionar a abertura da uretra no lugar normal, endireitar a curvatura do pênis e manter a sua funcionalidade, de maneira a não prejudicar as relações sexuais.

 

Nas meninas, as cirurgias de epispádia são realizadas para colocar a abertura da uretra no lugar normal, reconstituir o clitóris e corrigir a incontinência urinária.

 

 

Agende sua consulta

Dr Marcelo de Oliveira Rosa

Clínica do Cálculo: (62) 4008-7800

Nefroclínica: (62) 3923-7329

Whatsapp: (62) 98296-7774

5/5 - (1 vote)

Uropediatria Goiânia

Uropediatria Goiânia

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
error: Content is protected !!
Whatsapp
Agende sua consulta com o Dr Marcelo
Agende sua consulta com o Dr Marcelo de Oliveira Rosa