A epispádia é um defeito congênito raro na abertura uretral que afeta tanto meninos quanto meninas, sendo detectado ainda ao nascimento. Comumente, a epispádia é resultado de uma alteração na formação dos genitais durante o período embrionário. Ocorre mais nas crianças do sexo masculino.
Nos meninos a abertura da uretra fica localizada no dorso da glande ou do pênis ou na junção penopúbica. Nas meninas, a uretra se abre entre o clitóris e os lábios ou no abdome. Essa deformação faz com que a abertura da uretra seja na região dorsal muitas vezes associada com o não fechamento adequado da parede abdominal e da bexiga.
A epispádia no sexo masculino também é conhecida como epispádia peniana, pode ser classificada em dois tipos: epispádia distal e epispádia total. Na epispádia distal a abertura anormal da uretra se encontra perto da glande enquanto que na epispádia total a uretra se abre na base do órgão masculino, na parede abdominal inferior e forma uma fenda até à ponta do genital.
A epispádia em meninos tem como principais sinais e sintomas:
-Pênis encurtado, largo e com uma curvatura anormal para cima;
-Presença de uma fenda na parte superior do pênis por onde a urina é eliminada;
-Incontinência urinária;
-Infecções urinárias constantes;
-Osso da bacia alargado.
Nas meninas, o diagnóstico da epispádia é mais difícil de ser realizado o que pode ocasionar lesões graves na bexiga e na região genital. Por isso é importante ficar atento aos principais sintomas da epispádia que são:
-Clitóris dividido em dois;
-Refluxo da urina para a bexiga;
-Incontinência urinária;
-Infecções urinárias;
-Osso da bacia alargado.
O tratamento é cirúrgico e deve ser feito ainda na infância por um uropediatra. Nos meninos, o procedimento cirúrgico é feito com o objetivo de reposicionar a abertura da uretra no lugar normal, endireitar a curvatura do pênis e manter a sua funcionalidade, de maneira a não prejudicar as relações sexuais.
Nas meninas, as cirurgias de epispádia são realizadas para colocar a abertura da uretra no lugar normal, reconstituir o clitóris e corrigir a incontinência urinária.