O aleitamento materno deve ser exclusivo até os seis meses de vida do bebê, não havendo necessidade de introduzir nenhum outro alimento, nem mesmo água, já que o leite materno possui todos os nutrientes para o desenvolvimento do bebê.
Após os seis meses, além do leite materno, é realizada a introdução alimentar, vital para o desenvolvimento do paladar e o início de um hábito alimentar diversificado. No início da introdução alimentar é recomendado em três refeições ao dia (papa de fruta no meio da manhã, papa salgada no almoço e novamente papa de fruta no meio da tarde).
Papinhas de fruta
Devem ser elaboradas apenas com frutas amassadas ou raspadas variando a textura de acordo com cada fase. Não é indicado adicionar açúcar. As principais frutas indicadas são: pêra, maçã, banana, manga, melão, melancia, mamão, kiwi, laranja, entre outras.
Papinhas salgadas
Devem ser elaboradas com vegetais cozidos e amassados, não precisa bater no liquidificador, a textura varia de acordo com cada fase. Não é indicado acrescentar sal ou temperos. A papa salgada deve conter um alimento de cada grupo alimentar:
-Hortaliças (folhas verdes, abóbora, beterraba, quiabo, tomate, cenoura etc.)
-Cereais e tubérculos (arroz, batata-doce, batata, inhame, macarrão, aipim etc.);
-Carnes e ovos (frango, peixe, boi, pato, vísceras ou miúdos, codorna, ovos etc.);
-Grãos (feijão, lentilha, soja, ervilha, grão-de-bico etc.).
É comum as crianças estranhem e até mesmo recusarem comer certos alimentos. Se isso acontecer, o segredo é não insistir e oferecê-lo novamente em outro momento.
Para que a criança cresça saudável, ela precisa consumir carboidratos, proteínas, lipídios, vitaminas, sais minerais e água. Até o primeiro ano de idade, a criança deva consumir o doce apenas das frutas. Após esse período, se for necessário o consumo de açúcar, o ideal é substituir o açúcar refinado por mel ou açúcar mascavo.
A alimentação saudável favorece o crescimento e desenvolvimento adequado da criança, além de prevenir deficiências nutricionais e o aparecimento precoce de doenças.
Agende sua consulta
Dr Marcelo de Oliveira Rosa
Clínica do Cálculo: (62) 4008-7800
Nefroclínica: (62) 3923-7329
Whatsapp: (62) 98296-7774