Alguns exames na uropediatria são fundamentais para identificar doenças ou auxiliar nos tratamentos. A cintilografia renal geralmente é indicada para diagnosticar a pielonefrite que é uma infecção do trato urinário ocasionada por bactérias, e que pode provocar inflamação dos rins. Ela também pode ser feita em bebês e crianças, para verificar a função dos rins após uma infecção urinária.
Em alguns casos, infecção renal pode provocar uma cicatriz renal que pode provocar danos progressivos e perda funcional dos rins. Por isso, a cintilografia renal também é indicada na identificação das cicatrizes renais.
Como é realizada a cintilografia renal?
O procedimento permite uma melhor avaliação do funcionamento renal. Um radiofármaco é introduzido através da veia para chegar ao interior dos rins permitindo que a avaliação seja feita.
Existem dois tipos de cintilografia renal: Dinâmica e Estática. Na cintilografia renal dinâmica, são avaliadas a função renal e eliminação da urina pelos rins. Para a realização do exame o paciente é deitado e recebe a injeção com o radiofármaco que percorre o caminho dos rins até a bexiga, fazendo com que sejam avaliadas possíveis áreas com obstruções. Em alguns casos, o paciente recebe um diurético que estimula a diurese durante o exame, também é recomendado que o paciente esteja bem hidratado para realizar o exame.
Já a cintilografia renal estática é feita a avaliação da anatomia, estrutura e função dos rins identificando possíveis cicatrizes e má formações dos rins. Após a injeção do radiofármaco são registradas a capacidade de concentração, absorção e eliminação dos túbulos dos rins.
Agende sua consulta
Dr Marcelo de Oliveira Rosa
Clínica do Cálculo: (62) 4008-7800
Nefroclínica: (62) 3923-7329
Whatsapp: (62) 98296-7774