Criptoquirdia GoiâniaDestaqueGoiâniaGoiásHidronefrose GoiâniaHipospadia GoianiaImprensaNotíciasTratamento de fimose GoianiaUropediatra GoiâniaUropediatria Goiânia

O que é hipospádia proximal e quais as são suas dificuldades?

Hipospádia é uma anomalia da genitália externa caracterizada por um desenvolvimento incompleto da uretra com disposição do meato uretral na face inferior do pênis (face ventral) e não na extremidade da glande.

 

Dependendo da localização do meato uretral, as hipospádias podem ser classificadas em: anteriores (glandar, coronal e subcoronal); médias (peniana distal, médio peniana, peniana proximal); posteriores (penoescrotal, escrotal, perineal). Considera-se forma grave de hipospádia quanto mais próximo da região anal for a exteriorização da uretra (por exemplo a hipospádia perineal).

 

Geralmente a hipospadia é acompanhada de uma curvatura peniana ventral congênita, que se manifesta em decorrência de tecido fibroso ventral (resquício do corpo esponjoso hipoplásico) ou de desproporção dos corpos cavernosos. Muitas vezes o único sinal notado pelos pais é o excesso de pele prepucial apenas na face dorsal. Esta anomalia confere ao prepúcio um aspecto de capuchão o que pode dificultar a micção de maneira adequada. A correção cirúrgica é importante não só pelo aspecto estético, também no aspecto funcional, já que inúmeras técnicas utilizam a pele prepucial, tanto na substituição da uretra quanto na cobertura e proteção da uretra reconstruída com outro tecido.

 

As anomalias mais comuns associadas às hipospádias são o testículo criptorquídico e hérnia inguinal que tem a incidência elevada para 30% nos casos de hipospadias penoescrotais ou mais graves. A ocorrência de utrículos, cistos prostáticos e remanescentes müllerianos também é mais alta nos casos de hipospadias posteriores. Outra complicação é que a extensão do pênis pode ser distorcida pela curvatura peniana, pela transposição escrotal, ou pode ser pequena pelo hipogonadismo. As hipospádias graves, em especial as perineais podem apresentar testículos impalpáveis, uni ou bilateralmente, ou com genitália ambígua, e desta forma requerem uma avaliação genética e endocrinológica imediatamente após o nascimento para excluir intersexualidade, especialmente a hiperplasia adrenal congênita.

 

Hipospádias podem gerar estigmas físicos que acarretam problemas na sexualidade e nos relacionamentos pessoais.

 

 

Agende sua consulta

Dr Marcelo de Oliveira Rosa

Clínica do Cálculo: (62) 4008-7800

Nefroclínica: (62) 3923-7329

Whatsapp: (62) 98296-7774

5/5 - (11 votes)

Uropediatria Goiânia

Uropediatria Goiânia

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
error: Content is protected !!
Whatsapp
Agende sua consulta com o Dr Marcelo
Agende sua consulta com o Dr Marcelo de Oliveira Rosa