DestaqueGoiâniaGoiásHidronefrose GoiâniaHipospadia GoianiaImprensaNotíciasTratamento de fimose GoianiaUropediatra GoiâniaUropediatria Goiânia

Sintomas da infecção fúngica renal na infância

Espécies de Candida fazem parte da microbiota normal dos indivíduos sadios. Qualquer desequilíbrio na flora local ou no estado imunológico do paciente pode levar a proliferar e invasão de tecidos pelo fungo, causando, assim, a doença candidíase que tem como principal agente a Candida Albicans.

 

As infecções do trato urinário inferiores por Candida ocorrem geralmente em pacientes com sondas urinárias, tipicamente após terapia antibiótica, muito comum em neonatos que se encontram nas UTIs. Recém-nascidos com baixo peso ao nascer (< 1500g) e pouca idade gestacional (< 28 semanas), são fatores predominantes para infecções invasivas, em especial as desencadeadas por espécies de Candida.

 

Os tipos principais de candidíase invasiva são a candidemia, candidíase renal, infecção do sistema nervoso central, endocardite, infecção ocular, peritonite, osteomielite e artrite séptica.

 

A candidíase renal normalmente origina-se no trato gastrintestinal e apresenta disseminação hematogênica. Também pode ser causada por infecção ascendente e ocorre em pacientes com tubos de nefrostomia e na presença de outros cateteres permanentes. Pacientes com diabetes e imunocomprometidos em decorrência de tumores, quimioterapia ou imunossupressores apresentam alto risco.

 

A maioria dos pacientes com candidíase renal hematogênica não apresenta sintomas nos rins, mas pode apresentar febre resistente a antibióticos, candidúria (presença de Candida na urina) e diminuição da função renal. Bolas de fungos podem estar presentes no ureter e na pelve renal podem causar hematúria e obstrução urinária. Ocasionalmente, pode ocorrer necrose papilar e formação de abscessos intrarrenais ou perinefréticos que causam dor, febre, hipertensão e hematúria. A insuficiência renal grave é rara sem obstrução pós-renal. Também pode estar presentes manifestações clínicas de disseminação de infecção fúngica para outros locais como sistema nervoso central, olhos, pele, fígado e baço.

 

Embora ainda haja discussão sobre o protocolo ideal de tratamento, a droga de escolha permanece o Fluconazol.

 

 

Agende sua consulta

Dr Marcelo de Oliveira Rosa

Clínica do Cálculo: (62) 4008-7800

Nefroclínica: (62) 3923-7329

Whatsapp: (62) 98296-7774

5/5 - (10 votes)

Uropediatria Goiânia

Uropediatria Goiânia

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
error: Content is protected !!
Whatsapp
Agende sua consulta com o Dr Marcelo
Agende sua consulta com o Dr Marcelo de Oliveira Rosa