Fimose aumenta o risco de infecção de urina?

Primeiramente devemos entender o que é fimose. A maioria dos meninos nascerá com uma aderência entre a pele chamada prepúcio e glande do pênis (cabeça do pênis) que dificulta ou impede que a glande seja exposta.  Essa é também chamada “Fimose fisiológica” que tende a desaparecer progressivamente à medida que a criança se desenvolve, se resolvendo espontaneamente até os 3 anos de idade.

Crianças que apresentam fimose persistente têm um risco aumentado de contrair infecções urinárias. Isso acontece porque na fimose, a pele que recobre a cabeça do pênis (glande), acaba estreitando a passagem de urina. Além disso, o excesso de pele também dificulta a higienização facilitando a proliferação de bactérias causando local e a higiene peniana inadequada é uma das principais causas de inflamações e infecções no pênis.

Como evitar infecções em crianças e adolescentes com fimose?

As infecções podem ser evitadas com medidas de higiene do pênis. Manter o órgão sexual devidamente limpo com água e sabão neutro diariamente impede que secreções e sujeiras se acumulem na região.

O tratamento mais recomendado, principalmente nos casos recorrentes de infecção urinária é a postectomia. Trata-se de um procedimento cirúrgico realizado por um médico uropediatra, que consiste em retirar o excesso de pele e o anel fibroso que recobrem o pênis e podem prejudicar sua exposição normal.

Nefroclínica

Endereço: Rua C-1145, N° 2041, Jardim América, Goiânia, Go.

Uropediatria Goiânia, Uropediatra Goiânia, Tratamento de fimose goiania, Criptoquirdia Goiânia, Tratamento infecção urinária em crianças, Hidronefrose Goiânia, hipospadia goiania, Tratamento infecção urinária infantil goiania, Urologista Goiânia, Tratamento de doenças urologicas em crianças Goiania