DestaqueGoiâniaGoiásImprensaNotíciasUropediatra GoiâniaUropediatria Goiânia

Hidronefrose é uma das doenças urológicas mais frequentes em bebês

Uma doença relativamente comum nas crianças é a hidronefrose que consiste na dilatação do sistema urinário (rim e ureteres). Quando ocorre a obstrução na junção da pelve renal (saída do rim) com o ureter dificulta a drenagem da urina para a bexiga, que se acumula no rim causando a sua dilatação. Ela pode ser congênita (hidronefrose fetal) ou adquirida, que é menos frequente.

 

Em muitos casos o diagnóstico é intraútero realizado por meio da ultrassonografia obstétrica rotineira, que contribui para diminuir a incidência de danos aos rins.

 

Entre as principais causas da hidronefrose fetal persistente após o nascimento estão a estenose de junção ureteropiélica (JUP), refluxo vesicoureteral, estenose da junção ureterovesical, duplicação pieloureteral e válvula de uretra posterior.

 

A hidronefrose pode ser assintomática, a depender da causa e do grau da doença. Os sintomas principais estão relacionados a dores abdominal ou lombar, infecção urinária, sangramento na urina, entre outros. Na forma aguda os sintomas podem ser mais intensos como vômitos, mal-estar, prostração e febre nos casos inflamatórios e infecciosos.

 

Após o nascimento da criança com hidronefrose deve ser realizada a ultrassonografia das vias urinárias para comprovar e definir se a dilatação é uni ou bilateral e o grau da doença. Convém realizar esse exame após sete dias de vida, pois nesse período ocorre desidratação transitória que pode levar a uma aparente involução da dilatação dos rins, causando um resultado falso-negativo do exame ecográfico.

 

Se o grau da hidronefrose for leve mantém-se a conduta conservadora. Geralmente nesses casos a resolução da hidronefrose é espontânea ou a doença não provoca nenhuma repercussão clínica.

 

A hidronefrose é grave quando causa infecção urinária ou sofrimento à criança ou ao rim, e se não tratada pode evoluir para perda definitiva da função destes órgãos.

 

Agende sua consulta

Dr Marcelo de Oliveira Rosa

Clínica do Cálculo: (62) 4008-7800

Nefroclínica: (62) 3923-7329

Whatsapp: (62) 98296-7774

5/5 - (4 votes)

Uropediatria Goiânia

Uropediatria Goiânia

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
error: Content is protected !!
Whatsapp
Agende sua consulta com o Dr Marcelo
Agende sua consulta com o Dr Marcelo de Oliveira Rosa