DestaqueGoiâniaGoiásImprensaNotíciasUropediatra GoiâniaUropediatria Goiânia

Uropediatria: Conheça as doenças urológicas mais comuns em crianças

Para manter os cuidados das crianças com a saúde é fundamental manter consultas regulares com um pediatra. Em casos de suspeita de alguma doença urológica, o pediatra recomendará uma consulta com um especialista, o uropediatra.

 

Conheça as principais patologias urológicas mais comuns na infância e que devem ser diagnosticadas e tratadas precocemente pelo uropediatra.

 

Infecções Urinárias

 

Infecções urinárias em crianças são muito comuns e devem ser averiguadas pelo uropediatra. Geralmente, as infecções urinárias nos lactentes são acompanhadas por febre e podem estar relacionadas as condições congênitas como o refluxo vesicoureteral. No entanto, em crianças maiores, as infecções urinárias geralmente são afebris e estão relacionadas a disfunções do trato urinário inferior. A prevenção, diagnóstico e tratamento das infecções urinárias nas crianças é fundamental para evitar danos ao rim e suas complicações como insuficiência renal e hipertensão arterial.

 

Fimose

 

A fimose é caracterizada pela dificuldade ou impedimento de expor a glande (cabeça do pênis) devido ao excesso de prepúcio, pele que cobre a região. A maioria dos meninos nasce com a condição chamada de fimose fisiológica (normal), que geralmente se resolve espontaneamente até os 3 anos de idade. A fimose apresenta como principais sintomas a dor, dificuldade de higienização e dificuldade para urinar. O diagnóstico é através do exame físico feito pelo uropediatra que irá avaliar a necessidade de uma abordagem clínica ou cirúrgica, chamada circuncisão ou postectomia.

 

Criptorquidia

 

É uma condição em que testículos se localizam fora do escroto ou “saco”, e são chamados de testículos criptorquídicos. Os testículos são formados no interior do abdome e, habitualmente, descem ao escroto até o final da gestação. A incidência de criptorquidia é maior em recém-nascidos prematuros, mas também pode estar presente nos recém-nascidos de termo. Após o nascimento do menino é importante verificar se os testículos estão situados na bolsa escrotal e observar a evolução do caso por um ano. Caso não ocorra a descida testicular espontânea, a cirurgia geralmente é indicada entre 6 meses e 1 ano de vida e o procedimento é fundamental para o adequado desenvolvimento testicular, evitando assim complicações.

 

Hipospádia

 

É uma alteração congênita na formação da uretra, canal da urina, que fica localizada fora do lugar habitual como na face ventral do pênis, na bolsa escrotal e no períneo. Em torno dos 6 meses de vida, é a idade ideal para realizar o tratamento cirúrgico, que visa tanto a parte funcional como estética.

 

Hidrocele

 

Hidrocele é o acúmulo de líquido ao redor do testículo, provocando um aumento de volume unilateral ou bilateral do escroto. É comum ao nascimento, sendo que geralmente regride espontaneamente até os dois anos de idade. O tratamento é conservador e consiste na observação até os 2 anos de idade, momento no qual a cirurgia deve ser indicada, caso a hidrocele ainda persista.

 

Enurese (xixi na cama)

 

A enurese é um dos problemas mais frequentes na infância. É caracterizada pela perda involuntária intermitente de urina durante o sono em crianças a partir dos 5 anos de idade e deve ocorrer pelo menos 2 vezes por semana. Conhecida popularmente como “xixi na cama”, acomete crianças que não apresentam nenhum problema anatômico no sistema urinário. Diversos fatores podem causar a enurese e as opções de tratamento irão variar de acordo com as características e necessidades de cada criança.

 

Agende sua consulta

Dr Marcelo de Oliveira Rosa

Clínica do Cálculo: (62) 4008-7800

Nefroclínica: (62) 3923-7329

Whatsapp: (62) 98296-7774

5/5 - (1 vote)

Uropediatria Goiânia

Uropediatria Goiânia

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
error: Content is protected !!
Whatsapp
Agende sua consulta com o Dr Marcelo
Agende sua consulta com o Dr Marcelo de Oliveira Rosa