A uropediatria é a especialidade da urologia responsável pelo estudo e tratamento dos problemas do aparelho geniturinário de meninos e meninas, desde o período intrauterino até a adolescência.
Para exercer a uropediatria é necessário se especializar em Urologia Geral e depois mais um ano de especialização em Urologia Pediátrica. O uropediatra é o médico especialista em uropediatria.
A especialidade é capaz de diagnosticar malformações urológicas do bebê ainda dentro do útero materno. Isso é possível através dos exames de ultrassonografia e ressonância magnética nuclear que permitem um alto poder de diagnóstico de malformações congênitas urológicas.
O uropediatra atua realizando tanto o atendimento clínico como cirurgias. O especialista em uropediatria é responsável pelo diagnóstico e tratamento das malformações congênitas ou doenças adquiridas no trato urinário, malformações genitais masculina (que inclui o pênis, testículos e bolsa escrotal) e muitos casos de malformações genitais de meninas.
As doenças do trato urinário englobam os rins, a bexiga, os ureteres, e a uretra. Os problemas congênitos genitais masculino compreendem as malformações do pênis e uretra de meninos e distúrbios nos testículos ou na bolsa escrotal. O uropediatra também trata problemas nos genitais femininos como as malformações da uretra feminina e da genitália externa feminina (vulva e vagina).
Um dos principais motivos de consulta com o uropediatra são as infecções urinárias, bastante recorrente na infância. Outras doenças urológicas que também se manifestam na infância são: fimose, criptorquidia, estenose de junção uretro-piélica, hipospádia, hérnia inguinal, refluxo vesicoureteral, hidrocele, hidronefrose antenatal, entre outras. Se não forem diagnosticas e tratadas na infância podem acarretar sérias complicações como infertilidade, tumor, perda do rim, entre outros.