É a causa mais comum de infecção bacteriana na infância e cerca de 30% dos casos recidivam nos primeiros 12 meses após o primeiro evento. Nos neonatos e na primeira infância acomete especialmente os meninos, principalmente naqueles portadores de fimose, já nos pré-puberes é mais frequente nas meninas.
De modo simplificado, podem ser causadas por contaminação ou por mal formação do trato urinário, daí a importância e relevância do diagnóstico e tratamento adequados.
Os sintomas variam com a idade de apresentação, nas crianças maiores podem surgir sinais e sintomas clássicos como dor ou ardor ao urinar, odor forte, febre e micção frequente. Nos neonatos e nas crianças menores os sintomas e sinais clássicos são menos frequentes e devemos atentar para prostração, perda de peso sem motivo, perda de apetite imotivada e principalmente febre sem causa aparente. Cerca de 30 a 50% das crianças com infecção urinária febril terão mal formação associada, assim a investigação deve ser sempre feita para evitar recidivas e perda de função renal.
Na investigação realizamos exames laboratoriais e de imagem.
Agende sua consulta
Dr Marcelo de Oliveira Rosa
Clínica do Cálculo: (62) 4008-7800
Nefroclínica: (62) 3923-7329
Whatsapp: (62) 98296-7774