Infecção urinária na infância

Infecção urinária na infância

É a causa mais comum de infecção bacteriana na infância e cerca de 30% dos casos recidivam nos primeiros 12 meses após o primeiro evento. Nos neonatos e na primeira infância acomete especialmente os meninos, principalmente naqueles portadores de fimose, já nos pré-puberes é mais frequente nas meninas.

 

 

De modo simplificado, podem ser causadas por contaminação ou por mal formação do trato urinário, daí a importância e relevância do diagnóstico e tratamento adequados.

 

 

Os sintomas variam com a idade de apresentação, nas crianças maiores podem surgir sinais e sintomas clássicos como dor ou ardor ao urinar, odor forte, febre e micção frequente. Nos neonatos e nas crianças menores os sintomas e sinais clássicos são menos frequentes e devemos atentar para prostração, perda de peso sem motivo, perda de apetite imotivada e principalmente febre sem causa aparente. Cerca de 30 a 50% das crianças com infecção urinária febril terão mal formação associada, assim a investigação deve ser sempre feita para evitar recidivas e perda de função renal.

 

 

Na investigação realizamos exames laboratoriais e de imagem.

 

Agende sua consulta

Dr Marcelo de Oliveira Rosa

Clínica do Cálculo: (62) 4008-7800

Nefroclínica: (62) 3923-7329

Whatsapp: (62) 98296-7774

 

5/5 - (1 vote)

Uropediatria Goiânia

Uropediatria Goiânia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
error: Content is protected !!
Whatsapp
Agende sua consulta com o Dr Marcelo
Agende sua consulta com o Dr Marcelo de Oliveira Rosa