DestaqueGoiâniaGoiásImprensaNotíciasUropediatra GoiâniaUropediatria Goiânia

Quais os principais sinais de refluxo vesicoureteral em crianças?

O refluxo vesicoureteral é uma condição geralmente de origem congênita, mas que pode ter outras causas. A condição está associada ao não funcionamento de um “mecanismo valvular” que permite o refluxo da urina da bexiga para os ureteres, favorecendo o transporte de bactérias para os ureteres e até os rins.

 

O refluxo vesicoureteral pode causar infecção urinária, provocando febre, dor, náuseas, vômitos por reação inflamatória nos rins (pielonefrite). A reação inflamatória nos rins pode gerar cicatrizes renais, o que pode comprometer de forma irreversível a anatomia e função renal, cerca de 30% das crianças com refluxo vésico ureteral irão ter perda de função renal.

 

O diagnóstico de refluxo vesicoureteral em recém-nascidos é mais comum nos meninos, porém após o primeiro mês de vida o problema é seis vezes mais comum nas meninas que nos meninos.

 

Sinais como infecção urinária e febre podem levar a suspeita diagnóstica de refluxo vesicoureteral. A confirmação do diagnóstico e a classificação do grau do refluxo vesicouretral são feitos através da uretrocistografia miccional, uma radiografia da bexiga e uretra. Neste exame é inserido um contraste dentro da bexiga e observado a saída da urina (micção). Caso ocorra a ascensão do contraste para um ou ambos ureteres ou rins, está diagnosticado o refluxo vesicoureteral.

 

O tratamento do refluxo vesicoureteral pode ser tanto clínico como cirúrgico e está relacionado a fatores como a idade da criança, grau de refluxo, evolução das infecções e individualidade de cada caso.

 

Tratamento Clínico

 O tratamento clínico se baseia na administração de antibióticos em doses reduzidas (profilaxia) por longos períodos, em alguns casos por vários anos, além da instituição de medidas higiênico-dietéticas (ingestão de líquidos em quantidade e micções regulares e frequentes, regular ritmo intestinal e uso de probióticos) com o objetivo de aguardar a resolução espontânea.

 

Esta ocorre em até 80% dos casos, particularmente nos casos de refluxo vesicoureteral de pouca intensidade (baixo grau), em crianças menores que 5 anos.

 

Tratamento Cirúrgico

 O tratamento cirúrgico é realizado pela correção do refluxo vesicoureteral, e o tratamento de escolha é a cirurgia aberta, que mostra excelentes resultados. Outras opções são a cirurgia laparoscópica e o tratamento endoscópico, com injeção de substâncias (copolímero poliálcool), que reforçam a junção entre o ureter e a bexiga, corrigindo o refluxo vesicoureteral .

 

Agende sua consulta

Dr Marcelo de Oliveira Rosa

Clínica do Cálculo: (62) 4008-7800

Nefroclínica: (62) 3923-7329

Whatsapp: (62) 98296-7774

5/5 - (3 votes)

Uropediatria Goiânia

Uropediatria Goiânia

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
error: Content is protected !!
Whatsapp
Agende sua consulta com o Dr Marcelo
Agende sua consulta com o Dr Marcelo de Oliveira Rosa