A criança que apresenta hematúria, que nada mais é que sangue na urina deve ser investigada por um uropediatra, pois pode esta sinalizar várias doenças no aparelho urológico.
A hematúria se divide em microscópica, quando não há presença de sangue visível na urina somente em um microscópio. Hematúria macroscópica é quando o sangue é visível a olho nu. A urina pode parecer rosa, vermelha ou escura da cor de chá.
A presença de sangue na urina pode estar relacionada a qualquer parte do trato urinário como os rins, ureteres (tubos que conectam os rins à bexiga), a bexiga ou da uretra. Pode se manifestar apenas na urina inicial do jato, ou no final do jato ou durante todo o jato.
A hematúria pode também estar associada a outros sintomas, como desconforto ao urinar; vontade incontrolável e urgente de urinar; aumento do número de micções; urina com odor característico e emagrecimento sem causa aparente.
As principais causas de hematúria em crianças incluem:
-Exercício vigoroso;
-Baixa ingesta hídrica;
-Infecções do trato urinário;
-Níveis elevados de cálcio na urina (chamados hipercalciúria);
-Pedras nos rins;
-Trauma ou lesão;
-Problemas estruturais ou bloqueio do trato urinário;
-Condições genéticas;
-Doença renal inflamatória (glomerulonefrite);
-Câncer (muito raro).
Diagnóstico
Após a avaliação física é fundamental a confirmação da hematúria através do exame de urina rotina ou urinálise. Os exames complementares devem ser bem direcionados e bem indicados e incluem:
Cultura de urina
Em que pode ser diagnosticado infecção do trato urinário.
Hemograma completo
Verifica se há anemia (glóbulos vermelhos insuficientes) e evidências de infecção (contagem elevada de glóbulos brancos).
Cálcio na urina
Este exame verifica se existe níveis elevados de cálcio na urina que pode resultar em cálculos renais ou sangue na urina, mesmo na ausência de cálculos.
Proteínas do complemento
Auxilia no diagnóstico de algumas causas de doenças renais chamadas glomerulonefrite (inflamação dos rins).
Ultrassom renal e da bexiga
Verifica a presença de cistos, cálculos renais, tumores e muitas outras causas de hematúria.
Biópsia renal percutânea
Este exame é indicado quando existir indicadores de risco de comprometimento da função renal como proteinúria persistente, edema, hipertensão arterial sistêmica, hipocomplementenemia, anemia, queda do ganho pôndero-estatural, elevação dos níveis de uréia e creatinina.
Apesar da hematúria na infância, na maioria das vezes, ser benigna, auto-limitada, evoluir sem complicações e com bom prognóstico, deve ser sempre investigada. Será solicitado quando o nefropediatra julgar importante para o diagnóstico.
As hematúrias microscópicas em sua maioria são benignas e de origem idiopática (indeterminada) e raramente evoluem mal, podendo ser hereditárias (hematúria benigna familiar), sendo mais comum nas mulheres. As hematúrias macroscópicas podem necessitar de realização de cistoscopia.