DestaqueGoiâniaGoiásImprensaNotíciasUropediatra GoiâniaUropediatria Goiânia

O que é Síndrome BBD ou disfunção de eliminação?

A Síndrome de Disfunção das Eliminações (SDE), que hoje tem o termo do inglês Bladder and Bowel Dysfunction (BBD) englobava os seguintes sintomas: micção frequente, constipação e, muitas vezes, sintomas de hiperatividade do detrusor.

A Síndrome de Disfunção das Eliminações (SDE) inclui condições do trato urinário inferior, como bexiga hiperativa e urge-incontinência, adiamento da micção, bexiga hipoativa, disfunção miccional, e, também problemas intestinais, como constipação e encoprese.

Bexiga Hiperativa e Incontinência de Urgência

Na bexiga hiperativa (BH), a criança apresenta os sintomas de urgência miccional com ou sem incontinência, geralmente acompanhada de frequência e noctúria, não havendo a presença de infecção do trato urinário (ITU) ou outra condição patológica causal e sugestiva de hiperatividade do detrusor.

A urgência é característica marcante da Síndrome da Bexiga Hiperativa. A terapia aplicada à BH se baseia no tratamento de qualquer constipação, associado a um programa de micção programada.

Adiamento da micção

Muitas crianças entre 3-5 anos de idade, ao estarem realizando alguma atividade de intensa concentração, como jogar, assistir televisão, entre outras, podem retardar a micção. É também frequente em crianças que sofreram distúrbios psicológicos e comportamentais. Os sintomas mais comuns desta condição são frequência miccional baixa e urgência devido a uma bexiga cheia e, geralmente, apresentam constipação como um problema associado. É instituído o tratamento da constipação e um regime de micção programada, semelhante ao tratamento aplicado a bexiga hiperativa.

Frequência Urinária Diurna Extraordinária

Com causa desconhecida, esta condição apresenta como sintomas uma elevada frequência urinária diurna sem incontinência urinária, que pode ocorrer pelo menos 1 vez a cada hora, com pequenos volumes, muitas vezes, menos de 50% da Capacidade Vesical Esperada.

Disfunções miccionais

É quando ocorre a disfunção durante a atividade miccional, devido a contração da uretra durante o processo, e é comumente associada a constipação. A confirmação do diagnóstico é realizada através da urofluxometria ou durante o estudo urodinâmico completo. A falha no tratamento pode favorecer a retenção urinária e episódios recorrentes de infecções urinárias.

Bexiga hipoativa

Crianças que urinam apenas de 2 a 4 vezes ao dia são portadoras da condição bexiga hipoativa. Apresentam classicamente um padrão interrompido do fluxo urinário com um grande volume de urina residual. O tratamento inicia com a uroterapia, concomitante a um programa intestinal intensivo, já que essas crianças apresentam adiamento na micção.

Síndrome de Hinman (SH)

A Síndrome de Hinman tem como causa distúrbios psicológicos e comportamentais manifestados por disfunção da bexiga, imitando doença neurológica. As contrações voluntárias levam a uma obstrução “funcional” do trato urinário, com fluxo intermitente, aumento da urina residual e da pressão intravesical, simulando uma verdadeira bexiga neurogênica.

Cinco critérios diferenciam SH da bexiga neurogênica: sensação perineal intacta e tônus anal; anatomia e função dos membros inferiores normais; sem presença de lesões de pele que recobrem o sacro; ausência de anormalidades na radiografia da coluna lombo-sacra normal; e medula espinhal normal na ressonância magnética ou ultrassom. O tratamento para SH consiste em auxiliar a criança a urinar e defecar normalmente através do alívio das pressões psicossociais, que possam estar provocando o problema com a micção, incluindo as seguintes: terapia incluindo hipnose, reeducação vesical e micção programada.

A Síndrome BBD é um problema comum na prática pediátrica diária e a causa de elevada morbidade com frequente ocorrência de ITU, refluxo vesicoureteral (RVU), cicatrizes renais e hipertensão arterial.

5/5 - (13 votes)