Embora a maioria dos casos da doença ocorra em adultos, as crianças também podem apresentar a Covid-19. A criança apresenta sintomas que podem variar de acordo com a idade. De 0 a 9 anos, os principais são: febre, tosse, dificuldade para respirar, dor de cabeça e diarreia.
Já entre as idades de 10 a 19 anos, podem estar presentes sintomas como náusea/vômito e perda de olfato ou paladar.
No caso de bebês, os sinais podem ser menos evidentes. O bebê pode ficar gemente e não interagir e também apresentar alteração da cor da pele, lábios arroxeados e diminuição no fluxo urinário.
Diferentemente dos adultos, a maioria das crianças apresentam um quadro leve ou moderado. Isso porque as crianças possuem menos “portas de entrada” para o vírus em seu organismo, proteção cruzada por haver exposição recente a outros coronavírus, imunidade inata mais desenvolvida, entre outros.
Apesar do coronavírus ter infectado crianças com menos frequência e gravidade do que adultos, a variante B117, originária do Reino Unido e mais transmissível, desempenha um papel importante no aumento de casos da doença em crianças.
De acordo com pesquisas realizadas ao longo da pandemia, as crianças, apesar de se infectarem e serem capazes de transmitir a Covid para outras crianças e adultos, transmitem menos a doença.
Apesar dessa menor suscetibilidade, a SBP recomenda que continuem os estudos de imunização em crianças e jovens para que sejam vacinados em um futuro próximo.