É na adolescência que ocorre a 1ª ejaculação (semenarca), que é a eliminação de sêmen pelo pênis. Nessa fase, é comum a polução noturna que é a perda seminal devido a ejaculação involuntária de sêmen no período noturno. O sinal principal da polução noturna é a roupa manchada de sêmen ao acordar.
Esse fenômeno saudável resulta de uma excitação dos órgãos genitais que ocorre durante a fase R.E.M. do sono, sendo que a emissão pode acontecer com ou sem ereção que frequentemente, pode acontecer sem ejaculação.
Embora a polução noturna também ocorra em mulheres, esta é mais associada ao homem. A polução noturna que também recebe o nome de sonho molhado, ocorre em indivíduos de todas as idades, sendo mais comum entre os jovens de 12 aos 20 anos de idade, pois é nesta fase que descobrindo a vida sexual.
Apesar de ser embaraçoso para os adolescentes e muitas vezes ser alvo de preconceito, este fenômeno é visto, pela maioria como algo fisiológico (o que realmente é), não devendo ser encarado como um distúrbio ou sinal de alguma patologia, pois ocorre, até mesmos em adultos com vida sexual estável e regular.