O Refluxo vesicoureteral é uma anomalia do trato urinário, congênita, em que ocorre o retorno de urina da bexiga para os rins. O não funcionamento do mecanismo valvular permite o refluxo da urina e favorece o transporte de bactérias para os ureteres ou até os rins. Eventualmente pode resultar em infecções urinárias febris com prejuízo futuro ao funcionamento dos rins.
Refluxo vesicoureteral tem como opções terapêuticas o tratamento conservador realizado através de profilaxia antibiótica e o tratamento cirúrgico que incluem o tratamento endoscópico e cirurgia de reimplantação, utilizado isoladamente ou em associação.
O tratamento endoscópico é realizado com injeção sub-ureteral de substâncias de aumento do volume tissular. Atualmente é utilizado como a opção de primeira linha no tratamento da maioria dos casos de RVU em crianças. Trata-se de um procedimento minimamente invasivo, com alta hospitalar no mesmo dia e uma alternativa à cirurgia convencional para casos em que houve resultados esperados com a profilaxia antibiótica. Mostrou-se muito eficaz até mesmo em casos onde o grau do refluxo é mais alto.
Entre os benefícios do Tratamento Endoscópico do refluxo vesico ureteral em crianças estão:
-Cirurgia minimamente invasiva.
-Resultados imediatos.
-Taxa de eficiência superior à profilaxia antibiótica.
-Riscos menores do que a cirurgia convencional.
-Reduz significativamente os custos e tempos de internação comparados com um procedimento cirúrgico convencional.