O hímen é uma membrana fina localizada na abertura da vagina. Geralmente, o hímen cobre apenas parte da abertura da vagina. Contudo, algumas meninas podem apresentar um hímen que fecha completamente a abertura vaginal, denominado hímen imperfurado.
Esta condição é rara e atinge aproximadamente 1 em cada 1.000 meninas. Se não tratado, o hímem imperfurado provoca a acumulação de secreções na cavidade vaginal (hidrocolpos) ou no útero (hidrometrocolpos). Geralmente as pacientes apresentam uma menarca associada a história de dor pélvica ou abdominal cíclica e sintomas de retenção urinária.
O hímem imperfurado pode ser diagnosticado facilmente através de uma história clínica e exame físico adequados. Um indício clínico muito importante é a discrepância entre o estado de desenvolvimento pubertário e a ausência de menarca.
Exames laboratoriais ou de imagem são só importantes para o diagnóstico na apresentação clássica de hímen imperfurado, se houver dúvida. Neste caso se indica realizar a ecografia pélvica para auxiliar no tratamento cirúrgico. O diagnóstico precoce é importante na prevenção de complicações como infecções, hidronefrose, insuficiência renal, endometriose e infertilidade.
O tratamento de hímen imperfurado é cirúrgico e, deve ser realizado o mais precocemente possível. No entanto, a cirurgia pode ser realizada em qualquer idade e tem como objetivo principal desobstruir e criar um orifício com dimensões normais.