Clinica do CálculoDestaqueGoiâniaGoiásImprensaNefroclínicaNotíciasUropediatra GoiâniaUropediatria Goiânia

O que é hímem imperfurado?

O hímen é uma membrana fina localizada na abertura da vagina. Geralmente, o hímen cobre apenas parte da abertura da vagina. Contudo, algumas meninas podem apresentar um hímen que fecha completamente a abertura vaginal, denominado hímen imperfurado.

 

Esta condição é rara e atinge aproximadamente 1 em cada 1.000 meninas. Se não tratado, o hímem imperfurado provoca a acumulação de secreções na cavidade vaginal (hidrocolpos) ou no útero (hidrometrocolpos). Geralmente as pacientes apresentam uma menarca associada a história de dor pélvica ou abdominal cíclica e sintomas de retenção urinária.

 

O hímem imperfurado pode ser diagnosticado facilmente através de uma história clínica e exame físico adequados. Um indício clínico muito importante é a discrepância entre o estado de desenvolvimento pubertário e a ausência de menarca.

 

Exames laboratoriais ou de imagem são só importantes para o diagnóstico na apresentação clássica de hímen imperfurado, se houver dúvida. Neste caso se indica realizar a ecografia pélvica para auxiliar no tratamento cirúrgico. O diagnóstico precoce é importante na prevenção de complicações como infecções, hidronefrose, insuficiência renal, endometriose e infertilidade.

 

O tratamento de hímen imperfurado é cirúrgico e, deve ser realizado o mais precocemente possível. No entanto, a cirurgia pode ser realizada em qualquer idade e tem como objetivo principal desobstruir e criar um orifício com dimensões normais.

 

 

Agende sua consulta

Dr Marcelo de Oliveira Rosa

Clínica do Cálculo: (62) 4008-7800

Nefroclínica: (62) 3923-7329

Whatsapp: (62) 98296-7774

5/5 - (1 vote)

Uropediatria Goiânia

Uropediatria Goiânia

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
error: Content is protected !!
Whatsapp
Agende sua consulta com o Dr Marcelo
Agende sua consulta com o Dr Marcelo de Oliveira Rosa