DestaqueGoiâniaGoiásImprensaNotíciasUropediatra GoiâniaUropediatria Goiânia

Principais causas da Síndrome de Fournier 

A Síndrome de Fournier é “uma fasciíte necrozante sinérgica das regiões perineal, perianal e genital, levando a trombose de vaso e ao quadro de necrose da pele, devido à ação conjunta das bactérias aeróbicas e anaeróbicas. Geralmente afeta mais os homens, raramente acometendo crianças e mulheres.

Manifesta-se inicialmente por dor ou prurido na região genitoperineal, edema local, odor fétido, crepitação, saída de secreção purulenta acompanhados de febre alta e mal-estar geral. Em casos que ocorre dor mesmo mínima indica que já houve envolvimento dos nervos, fase mais grave da doença. A evolução da doença, pode levar a sepse, falência múltipa órgãos e até a morte.

 Geralmente a síndrome tem como causas uma infecção anorretal, sendo os abscessos perirretais os mais frequentes, especialmente quando o diagnóstico é retardado. Outras causas são: os traumatismos tanto urológicos como proctológicos, procedimentos cirúrgicos anorretais e urológicos de rotina, lesões do trato urinário como abscesso renal, estenose e cálculo uretral.

O diagnóstico é basicamente clínico e deve ser precoce, diminuindo a chance de mortalidade. O tratamento deve ser imediato através do desbridamento extenso de toda área necrótica, antibioticoterapia de largo espectro, estomas, quando necessário, e curativos que são medidas terapêuticas eficazes.

 

Agende sua consulta

Dr Marcelo de Oliveira Rosa

Clínica do Cálculo: (62) 4008-7800

Nefroclínica: (62) 3923-7329

Whatsapp: (62) 98296-7774

5/5 - (1 vote)

Uropediatria Goiânia

Uropediatria Goiânia

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
error: Content is protected !!
Whatsapp
Agende sua consulta com o Dr Marcelo
Agende sua consulta com o Dr Marcelo de Oliveira Rosa