Síndrome Vacterl é uma associação rara de distúrbios congênitos de vários órgãos, em que geralmente está presente simultaneamente pelo menos três das seguintes anomalias: defeitos vertebrais, atresia anal, defeitos cardíacos, fístula traqueoesofágica, displasia renal (incluindo agenesia renal, rim em ferradura, e rins císticos e/ou displásicos) e anomalias dos membros. Afeta uma em 10.000 a 40.000 crianças. Sua etiologia ainda é desconhecida, mas acredita-se estar relaciona a defeitos na área do desenvolvimento durante a blastogênese que, fenotipicamente, afeta múltiplos sistemas orgânicos.
Na designação VACTERL, cada letra representa uma estrutura envolvida:
V – defeitos das vértebras;
A – anomalia anal;
C – anomalias cardiovasculares;
T – anomalias da traqueia;
E – atresia esofágica;
R – anomalia renal e/ou radial;
L – anomalias dos membros.
Crianças com esta síndrome podem apresentar atraso de crescimento e desenvolvimento físico no início de sua vida, porém não apresentam deficiência cognitiva.
Apesar de ser uma síndrome rara é necessário a expertise dos profissionais de saúde, para que haja detecção precoce e tratamento pós-natal de suas alterações e complicações através de correção cirúrgica. Se manejada corretamente, a criança apresenta boa evolução e perspectivas de uma vida normal. A conduta e o prognóstico para cada caso são definidos pela gravidade e apresentação das anomalias.