A fimose é a dificuldade de expor totalmente a glande do pênis, devido ao estreitamento da abertura da pele do prepúcio. A fimose dificulta a higienização do pênis, como o câncer de pênis tem relação direta com má higienização, ela é um dos principais fatores de risco da doença.
Quando não é realizada a cirurgia para a correção, a postectomia na fase infantil, com o desenvolvimento do órgão, pode ocorrer o acúmulo de esmegma (secreção), devido à dificuldade de higienização. Esta secreção gera uma resposta inflamatória local que aumenta o risco para o desenvolvimento do câncer de pênis.
Além da higienização com água e sabonete, a exposição adequada da glande com limpeza sistemática, proteção sexual com preservativos e realizar a cirurgia de postectomia são medidas essenciais para reduzir de forma significativa as chances de desenvolvimento do câncer de pênis.
É fundamental ensinar aos meninos hábitos de higiene íntima, como higienizar o pênis todos os dias durante o banho. E em caso de fimose, procurar o uropediatra para correção. Quando a cirurgia de postectomia é realizada na infância, diminui o risco de desenvolver o câncer de pênis.
Agende sua consulta
Dr Marcelo de Oliveira Rosa
Clínica do Cálculo: (62) 4008-7800
Nefroclínica: (62) 3923-7329
Whatsapp: (62) 98296-7774